Rocha desaba em Capitólio (MG) e atinge lanchas; bombeiros confirmam 7 mortes

Uma rocha se soltou de um paredão em um cânion e atingiu quatro lanchas hoje (8), em Capitólio, cidade turística de Minas Gerais, localizada a 284 km de Belo Horizonte. A imagem do desabamento foi flagrada por um turista que estava em outra embarcação. Sete mortos foram confirmados ainda no local e três pessoas seguem desaparecidas até o momento, segundo informação do Corpo de Bombeiros

Ao todo, 27 vítimas foram atendidas e liberadas, sendo 23 na Santa Casa de Capitólio e quatro na Santa Casa de São José da Barra. Quatro seguem hospitalizadas: duas na Santa Casa de Piumhi (com fraturas expostas) e duas na Santa Casa de Passos, ambas com quadro de saúde estável.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro embarcações sofreram impacto — direta e indiretamente — após o desabamento da pedra. São elas:

 Lancha EDL: 14 pessoas socorridas com vida;

Lancha Jesus: dez pessoas estavam na embarcação antes do acidente; sete mortos foram localizados e identificados, mas nomes não foram divulgados. Os três desaparecidos estavam nesta lancha;

 Lancha vermelha (sem nome): dez pessoas socorridas com vida;

 Nova Mãe: oito pessoas socorridas com vida.

A corporação justificou a diminuição substancial no número de desaparecidos — de 20 para três, agora — porque muitas pessoas foram socorridas por embarcações que estavam na região e foram levadas por meios próprios para unidades hospitalares. Assim sendo, inicialmente elas foram classificadas como desaparecidas. As autoridades estimam que de 70 a 100 pessoas estavam no local, agora isolado e fechado. A Marinha do Brasil informou que vai instaurar inquérito para apurar as causas, circunstancia do acidente.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que atua no local com apoio de cerca de 40 militares, uma equipe de mergulhadores especializados e uma aeronave Arcanjo 08, caso seja necessário a transferência de uma das vítimas para Belo Horizonte. O trabalho de mergulho será interrompido à noite, em razão de segurança das guarnições, mas os trabalhos de busca devem continuar. A Polícia Civil, por sua vez, anunciou que os peritos criminais também estão no local do desabamento para identificar os danos e as causas do acidente. Os corpos das vítimas serão encaminhados para IML de Passos, onde será feito exame necroscópico para saber causa de morte, para saber se houve afogamento, politraumatismo contuso e exame toxicológico.

Relacionados