‘Releitura Nordestina de Teatro’ começa nesta quinta-feira (3) em Itapevi

O começo do mês de outubro será dedicado aos autores nordestinos como Ariano Suassuna e Dias Gomes, que serão homenageados pelos alunos e professores da Escola Municipal de Teatro de Itapevi. Entre os dias 03 e 05 de outubro, a Prefeitura oferece mais uma opção de cultura e lazer na “Releitura Nordestina de Teatro”.

O Espaço Cultural 930 vai receber na quinta-feira (03), a partir das 19h30, a peça “O Pagador de Promessas”. Os alunos da Escola de Teatro terão a oportunidade de encenar o premiadíssimo drama escrito por Dias Gomes.

A trama, dirigida por Wésley Furquim, retrata a história de Zé do Burro e de sua mulher Rosa, que vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba fazendo uma promessa para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa, em uma história recheada de dramas.

Já na sexta-feira (05), o texto “O Casamento Suspeitoso” – de Ariano Suassuna – será interpretado pelos alunos e professores da escola, também a partir das 19h30 no Espaço 930. A comédia tem direção de Nícholas Richard e conta a história de um noivo inocente, dois malandros e uma donzela astuta interessada em uma herança. Durante o desenrolar da história a peça provoca risos na plateia, com falas repletas de erros e sotaques do romanceio popular nordestino.

Encerrando a “Releitura Nordestina” será encenada no sábado (05), a peça “O Bem Amado”, também do dramaturgo Dias Gomes. O palco do Espaço 930 receberá os alunos e professores da escola de Teatro a partir das 19h30. A comédia dirigida por Hélton Lima conta a vida de Odorico Paraguaçu, que assume a prefeitura de Sucupira, constrói o primeiro cemitério da cidade e não consegue inaugurar sua nova obra enquanto não morrer alguém.

Mapa Cultural

Todos os investimentos da Prefeitura de Itapevi em cultura já estão obtendo resultados, prova disso são as conquistas obtidas pelos alunos da Escola Municipal de Teatro. Na terça-feira (26), a fase Regional do Mapa Cultural Paulista conheceu o melhor espetáculo da região.

A peça “As Três Marias” – do autor Itapeviense Michael Josh – e com direção de Lucas Emanuel, venceu a etapa e ainda recebeu duas menções honrosas, a primeira de Melhor Domínio Cênico do Elenco e a segunda de Melhor Direção. O grupo apresentou a peça no dia 24 de setembro, no Teatro Municipal de Osasco.

Na fase municipal o grupo já havia recebido os prêmios de melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz, melhor direção e melhor texto. Agora o grupo passou para a fase estadual do Mapa Cultural Paulista.

Relacionados