PROVINHA BRASIL É APLICADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITAPEVI

Provinha_BrasilExame servirá para avaliar o nível de alfabetização dos estudantes

Nessa quinta-feira (3), alunos do 3° ano de todas as escolas municipais de Itapevi participaram da Provinha Brasil, avaliação elaborada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e distribuída pelo MEC/FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para diagnosticar o nível de alfabetização dos estudantes das escolas públicas brasileiras.

Realizada em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo, a aplicação da Provinha Brasil em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas – Compromisso Todos pela Educação.

Com o resultado da correção em mãos, é possível identificar qual o nível de alfabetização que os alunos encontram-se e, a partir desse diagnóstico, estabelecer as metas pedagógicas para a rede de ensino e o planejamento de cursos de formação continuada para os professores, assim como investir em medidas que garantam um melhor aprendizado e contribuam para a qualidade de ensino.

Ao longo dessa semana, os estudantes do 5° ano também participaram da Prova Brasil, exame que visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 5° e 9° ano  de escolas públicas. Com os resultados do exame, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Nos dias 17 e 18 de novembro, cerca de 4,5 mil alunos de rede municipal de ensino ainda foram avaliados pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar). De acordo com a prefeita Dra. Ruth Banholzer, ter instrumentos de avaliação do que o estudante da rede municipal aprende em sala de aula é fundamental para melhorar anda mais a qualidade de ensino. “A importância de exames como o Saresp, a Prova Brasil e a Provinha Brasil está no fato de nos fornecerem indicadores para que, posteriormente, planejemos o processo educativo em nossa cidade. Isso é seriedade de trabalho e uma marca de nosso compromisso com a qualidade da educação que é oferecida em Itapevi”, comentou a prefeita.

 

Relacionados