Projeto de Gestão Energética Municipal é implantado em Itapevi

Com o objetivo de reduzir o consumo de energia e com isso disseminar e conscientizar a população sobre o uso racional, a Prefeitura de Itapevi – por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão – realizou no último dia 18, no Centro de Formação do Professor, a apresentação do projeto de Gestão Energética Municipal (GEM).

A ação – em parceria com a AES Eletropaulo, por meio do Programa de Eficiência Energética da Concessionária – tem como finalidade desenvolver a cultura de eficiência e de energia no município, sendo uma integração com a política de modernização da Prefeitura. O projeto é um reforço do trabalho já desenvolvido pela administração municipal, que reduz o consumo de água, energia e telefone.  

Para isso, o primeiro encontro contou com a presença dos representantes das secretarias municipais e autoridades que acompanharam a apresentação do projeto. Em seguida, o prefeito Jaci Tadeu assinou o termo que atesta a adesão da administração ao programa.   

De acordo com o prefeito Jaci Tadeu, a iniciativa tem um papel fundamental de conscientizar os servidores municipais, resultando numa gestão eficiente e permanente. “A preocupação em conservar nossos recursos está intimamente relacionada à criação e implantação de políticas públicas, que visem o uso racional de energia. Quero acompanhar o andamento do trabalho mês a mês devido à importância dessa ação. E tudo que for aprendido, deve ser disseminado para os outros servidores e até mesmo para a população, gerando hábitos saudáveis e permanentes”, observou o prefeito.

Em sequência, uma comissão foi formada por representantes das secretarias municipais. Em reuniões mensais, esses servidores receberão treinamento por seis meses, com o objetivo de mapear os prédios públicos da cidade e identificar ações potenciais de  gestão energética nas diversas esferas. Além disso, será implantado um sistema informatizado para fazer o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade da Prefeitura.

Para Artur Tavares, diretor comercial da AES Eletropaulo, a implantação do projeto deve gerar o ensinamento e a multiplicação do uso racional de energia. “Temos uma interação muito interessante com a cidade de Itapevi. A implantação desse projeto vai alinhar ainda mais a estratégia de ação, que vai ao encontro dos valores da Eletropaulo, que tem o objetivo de manter uma energia eficiente e sustentável. Isso permitirá a multiplicação de ideias e será um grande aprendizado para todos”, destacou. 

A implantação da GEM em Itapevi conta com a participação de representantes da JK Gestão Empresarial – empresa que aplicará o treinamento e servirá de suporte para a elaboração do Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica (PLAMGE) – e apoio aos servidores municipais que realizarão diagnósticos energéticos em algumas instalações municipais.

A apresentação da GEM contou com a presença dos secretários José Americo Pereira Leite (Planejamento e Gestão), Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano), Argemiro Lage (Infraestrutura e Serviços Urbanos), Fábio dos Santos Amaral (Finanças e Controladoria), Israel Marques (Governo), Patrick Scheid (Receita), Kleber Maruxo (Segurança), Lilian Braga (Educação), Evangelista Limas (Meio Ambiente), Fábio Andrade (Administração), Francisco Eleutério de Abreu (Habitação), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Dalva Amim dos Santos (Saúde) e Laila Chaluppe (Mulher), além de servidores municipais.  

Relacionados