Projeto de consumo consciente de água será implantado nas escolas municipais de Itapevi

Com o objetivo de incentivar a diminuição de desperdício dos recursos hídricos na cidade, a Prefeitura de Itapevi – em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – adere ao Projeto de Comissão Interna de Redução de Água (Cira).

A iniciativa prevê, inicialmente, a criação de uma comissão interna formada por colaboradores das 64 escolas municipais, em que cada uma terá duas pessoas como representantes. Eles receberão treinamento sobre como manter uma boa gestão de consumo hídrico.    

A proposta – realizada em conjunto com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Habitação – é levar e discutir informações de consumo e abrir leques de possibilidades para reduzir o gasto desnecessário da água dentro das unidades. Para isso, os gestores terão a função de realizar  um  mapeamento.

Identificação de hábitos de consumo, possíveis vazamentos e implantação de conceitos do uso racional da água são algumas das funções dos gestores das escolas. A ideia é de que o projeto piloto tenha um monitoramento diário.

Após a adesão nas escolas – por se tratar de um número significativo de prédios públicos da cidade – o projeto pode ser ampliado para outros departamentos da administração municipal por ser uma ação que visa o consumo consciente de água e que deve ser disseminada.

Para o prefeito Jaci Tadeu, a iniciativa deve gerar outros hábitos nos colaboradores e alunos. “Vemos com bons olhos esse tipo de projeto, pois são atitudes simples que geram mudanças significativas. As escolas representam uma boa parcela dos prédios geridos pela administração e devem receber esse tipo de atenção. As crianças são o nosso futuro e levarão o que aprenderem para os pais e familiares”, conta o prefeito.

 

Relacionados