Projeto Antidrogas é apresentado para alunos da rede municipal

Com o intuito de multiplicar as informações para crianças e jovens das escolas da cidade, a Prefeitura de Itapevi – por meio da Secretaria de Segurança – realizou mais palestras esclarecendo dúvidas a respeito dos riscos do uso e abuso de drogas, além de divulgar ações culturais e educativas desenvolvidas pela Secretaria.

O projeto intitulado “Adolescência: Escolhas e Desafios” é uma ação realizada pela Secretaria em parceria com a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal AntiDrogas de Itapevi (COMADI), e foi apresentado para alunos dos 6º e 7º anos do CEMEB André Franco Montoro, durante a última semana.  

Os estudantes acompanharam uma palestra ministrada pelo secretário de Segurança, Kleber Maruxo, com vídeos e fotos que demonstravam o efeito das drogas no organismo e suas consequências. “Caso ainda ninguém tenha oferecido drogas a vocês, um dia isso pode acontecer. Por isso é necessário que vocês saibam quais são os riscos que correm por aceitar qualquer tipo de droga”, alertou o secretário.  

Os turnos também foram marcados por apresentações artísticas de voluntários integrantes do Centro de Referência da Juventude (CRJ), mantido pela pasta. Além de divertir os jovens com atrações culturais como teatro, circo, dança e capoeira, o objetivo era demonstrar que a arte é uma saída para que os adolescentes evitem o contato com as drogas.

A Banda Musical da Guarda também participou do evento, evidenciando o projeto ‘Música Contra a Violência’, uma referência artística da corporação e que beneficia diversos jovens. As crianças ainda tiveram contato com cães do Canil da Guarda que demonstraram suas habilidades, fruto do treinamento que recebem.

“O CEMEB André Franco Montoro está vacinado contra as drogas, pois todas as turmas  do Ciclo II do Ensino Fundamental já passaram pelas atividades dessa ação. Com isso, vocês, devem ser multiplicadores das informações que receberam para afastar amigos e familiares do mundo das drogas”, disse a secretária de Educação Lilian Braga, durante um dos encontros.

De acordo com a Secretaria, o projeto será desenvolvido em mais escolas do município nas próximas semanas, ampliando o número de crianças e jovens sensibilizados pela ação educativa.

Relacionados