Programa ‘Eu Escrevo, Tu Escreves, Nós Mudamos’ lança seu sexto livro em Itapevi

_LanamentolivroProgramaEuescrevoUma grande cerimônia, realizada nesse sábado (20) no Ginásio Municipal de Esportes, marcou o lançamento oficial do 6° livro do programa “Eu Escrevo, Tu Escreves, Nós Mudamos”, promovido pela Prefeitura em parceria com o Instituto Sidarta.

A iniciativa tem como objetivo estimular crianças, adolescentes e adultos a expressar sua visão de mundo por meio de textos, contribuindo para consolidar na rede a prática da produção textual.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, cerca de 30 mil estudantes de 71 escolas da cidade participaram da produção do livro deste ano. O tema central das produções literárias, “Aprender a conviver significa…”, foi inspirado nos pilares da educação para o século XXI definidos pela UNESCO.

Durante o mês de agosto, milhares de estudantes de Itapevi tiveram a oportunidade de desenvolver o tema em diversos gêneros textuais estabelecidos de acordo com as diferentes faixas etárias e graus de escolaridade. O resultado obtido se traduziu em uma coletânea de 200 produções que abordam os subtemas “Eu me sinto feliz quando…”, “Vale a pena ter amigos”, “Somos únicos e diferentes”, “Conviver com as diferenças”, “Agir para transformar” e “A importância do outro em nossa vida”.

Presente ao evento de lançamento do livro e premiação dos estudantes e professores envolvidos nos programa, o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, demonstrou seu contentamento com o trabalho pedagógico que é desenvolvido no município.

“Para formarmos bons cidadãos, precisamos de apenas três coisas: família, religião e educação. Por isso, é um prazer enorme ver cada flor que está sendo germinada nesta cidade. Estamos formando cidadãos conscientes e preparados para o futuro. A pessoa que lê e escreve jamais será enganada”, afirmou Jaci.

Também compareceram à cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira Godoy (Teco); o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa; os vereadores Adilson Peres e Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho); os supervisores de ensino Evaldo Xavier da Cunha, Geralda Aparecida Moreira, Soraya Bechara e Lilian Braga Moraes; o diretor do Departamento de Cultura, Ademir Vilhena Braga; a professora Sueli Ribeiro, representando a Diretoria de Ensino de Itapevi; e, representando o Instituto Sidarta, a diretora Cláudia Siqueira, a coordenadora do programa, Carolina Ramos, e a coordenadora de educação infantil e Ensino Fundamental I, Telma Scott.  O evento contou ainda com a participação do emancipador Raul Leonardo, da Banda Marcial e da Banda Sinfônica Jovem de Itapevi, sob a regência do maestro Henri Roberto Leite.

“É uma honra participar desta administração tão comprometida com a educação de nossas crianças e jovens. Em nome de todos os vereadores, digo que a Câmara entende a importância da educação para o futuro desta cidade e continuará dando prioridade a projetos ligados a esta área. Somos parte da história e temos a obrigação de fazer o melhor para deixarmos um futuro maravilhoso para nossas crianças”, afirmou Teco.

Para a diretora do Sidarta, Cláudia Siqueira, o sexto livro do programa “Eu Escrevo, Tu Escreves, Nós Mudamos” alcançou seu objetivo e será de grande valia para a formação de uma sociedade mais tolerante à diferença. “Os alunos traduziram brilhantemente o tema proposto e, a partir de suas obras, percebemos o quanto este programa contribuiu para trazer uma questão como essa para um espaço de debate dentro das escolas”, avaliou Cláudia.

“Jaci e Dra. Ruth compõem uma dupla que tem feito muito por esta cidade, dando, inclusive, todo o apoio aos projetos educacionais. Hoje é um dia de glória, um dia de alegria para todos nós. Peço a cada aluno envolvido no programa deste ano que jamais perca o hábito de ler e escrever. Quanto a nós, fiquem certos de que nosso trabalho de tornar o texto a mola-mestra para uma educação cada vez melhor continuará”, concluiu o secretário Edgard Fiusa.

 

O programa

Considerado um dos principais programas desenvolvidos pela Prefeitura de Itapevi, o “Eu Escrevo, Tu Escreves, Nós Mudamos” foi iniciado em 2005, com a edição do 1° livro contendo 150 produções selecionadas dentre as redações de 18,5 mil alunos. Desde então, já foram trabalhados os temas “Espelho, espelho meu” (2005), “Itapevi, minha cidade” (2006), “Brincar, sonhar e ser feliz” (2007), “Eu, meu mundo e a escrita” (2008) e “Itapevi 50 anos” (2009).

Este ano, o programa envolveu 56 escolas municipais, duas escolas conveniadas, sete escolas estaduais e seis particulares, chegando a alcançar 30 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental , Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de classes multisseriadas dos CEMEBs Prefeito Romeu Manfrinato e Bemvindo Moreira Nery. As produções de dez professores também foram selecionadas para compor o livro.

 

 

Relacionados