Itapevi celebra o Dia Nacional da Consciência Negra

SemanaConscinciaNegra2A Prefeitura de Itapevi preparou diversas atividades para a comemoração do Dia da Consciência Negra. A ação foi organizada pelo Departamento de Cultura, órgão vinculado à Secretaria de Educação e Cultura que proporcionou atividades gratuitas à população.

No sábado (20), dezenas de capoeiristas compareceram à Praça 18 de Fevereiro para realizar uma apresentação em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. O encontro foi organizado por Mestre Índio, que atualmente dá aulas a dezenas de crianças e adolescentes no Centro de Referência da Juventude (CRJ). A atividade reuniu capoeiristas de diversas localidades como Santo Amaro, Cotia, São Lourenço entre outras.

O encerramento do Dia Nacional da Consciência Negra contou ainda com um show musical gratuito, que atraiu centenas de pessoas à Cohab. Os grupos Katinguelê, Presença, Percepção e Sou do Samba animaram o público presente. A banda Filosofia Reggae também marcou presença no evento e falou da importância da data comemorativa.

SemanaConscinciaNegra1“É muito gratificante para nós participarmos de um evento como esse, em que é comemorado o Dia da Consciência Negra. Não é a primeira vez que nos apresentamos em Itapevi, e a cidade sempre nos acolhe com muito carinho e respeito”, comentaram as integrantes do grupo.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, a data é de fundamental importância para o fim do preconceito racial no Brasil. “Com a organização de palestras, shows musicais e apresentações culturais como estas, tenho certeza de que o preconceito racial poderá ser reduzido e, um dia, finalmente, deixará de existir em nosso país. O combate ao racismo é uma bandeira que todos os governantes têm a obrigação de defender”, salienta a prefeita.

Relacionados