Programa de Pós-graduação em Comunicação – Universidade Metodista de São Paulo. Grupo de Pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions

Breve apresentação

A vida acontece nas cidades e é nelas que as políticas públicas, nas suas diversas áreas, têm significados diretos e efetividade no cotidiano de seus cidadãos e cidadãs.

As políticas públicas pensadas por homens e mulheres do Legislativo e do Executivo municipal são, sem dúvida, as que mais vislumbram o diálogo direto com a população, tentando observar as necessidades e anseios da coletividade.

Em sua essência, as políticas públicas locais visam garantir a melhoria da qualidade de vida dos habitantes das cidades. Norteadas pelos preceitos da justiça social, da igualdade, e comprometidas com a garantia do princípio da dignidade da pessoa humana, as políticas públicas municipais representam a melhor acepção de política, sobretudo pela sua aproximação com a realidade cotidiana.

Se a vida acontece nas cidades, é também nas cidades que os conflitos, construtivos e não-construtivos, emergem, demandando dos atores sociais locais, os multiplicadores em especial, um papel social ao longo do ciclo de vida das tensões que fazem parte da paisagem das cidades brasileiras.

Nesse contexto, a comunicação humanitária e de paz exerce importante papel não apenas na aproximação e no diálogo entre esses diversos atores, mas sobretudo na prevenção dos conflitos não construtivos, aqueles que promovem a sub-representação da sociedade, das minorias, da política e da democracia e, por sua vez, retardam a concepção de políticas públicas humanitárias que garantam a qualidade de vida nos municípios brasileiros.

Nesse contexto, a Câmara Municipal de Itapevi, por meio da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, por meio do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions, com apoio da Cátedra UNESCO-UMESP para o Desenvolvimento Regional, firmam parceria para a realização do curso de extensão “A dimensão social das políticas públicas nas cidades – perspectivas da comunicação humanitária e de paz”.  

Curso A dimensão social das políticas públicas nas cidades – perspectivas da comunicação humanitária e de paz

Coordenação – Profa. Dra. Cilene Victor

Mini-bio: Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, onde é uma das líderes do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions. Tem pós-doutorado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, mestrado em Comunicação Científica e Tecnológica e especialização em Comunicação Aplicada à Saúde, ambos pela Universidade Metodista de São Paulo, e graduação em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. É representante na América Latina do Centro de Estudos de Paz, sediado em Qom, Irã, jornalista com mais de 30 anos de atuação, com destaque a temáticas como mudanças climáticas, meio ambiente, desastres, deslocamentos internos e outras questões humanitárias.

Corpo docente

Com o propósito de conectar os estudos no campo da comunicação humanitária e de paz às práticas e à dinâmica social das cidades brasileiras, o corpo docente é formado por pesquisadoras e pesquisadores do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions.

Cilene Victor

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde é uma das líderes do grupo de pesquisa “Jornalismo Humanitário e Media Interventions” e docente do curso de graduação em Jornalismo. É também professora da Faculdade Paulus de Comunicação – FAPCOM. Tem pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, área de concentração Gestão de Riscos Ambientais e Urbanos, da Universidade Federal do ABC (UFABC), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, com tese na área de Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos, mestrado em Comunicação Científica e Tecnológica e especialização em Comunicação Aplicada à Saúde e bacharel em Jornalismo. Exerce a docência superior desde 1995, com atuação nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Atua como jornalista e pesquisadora no campo da comunicação de riscos, do jornalismo humanitário e de paz e suas interfaces com temáticas como conflitos, guerras, sustentabilidade, desastres e mudanças climáticas. Tem pesquisado e desenvolvido projetos focados no papel da comunicação no contexto das mudanças climáticas, da sustentabilidade e da redução de riscos de desastres – RRD. Foi consultora da Unesco, categoria “consultoria por produto”, assistindo ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em um projeto que visava o estudo e o desenvolvimento de sistemas de alertas, no nível nacional, para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden. Como jornalista de ciência e meio ambiente desde 1991, tem atuado como comentarista, colunista de veículos da área e editora de revistas especializadas. No jornalismo, na docência e na pesquisa, também tem buscado trabalhar com narrativas que associem os impactos das mudanças climáticas à crise humanitária, com foco nas migrações forçadas. Desde 1991 tem coberto conferências da ONU, dentro e fora do Brasil, e nos últimos cinco anos tem se dedicado à cobertura da crise humanitária, da temática da paz e da justiça em diversos países.

Roberto Chiachiri

Professor e pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde é um dos líderes do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions. É pós-doutor pela Universidade de Paris 1 – Sorbonne, Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP Diretor da Cátedra UNESCO / UMESP de Comunicação para o desenvolvimento regional no Brasil. Membro da: Associação Internacional de semiótica (delegado Brasil), Federação Latino-americana de semiótica, Associação Brasileira de semiótica, Associação Francesa de semiótica e Associação internacional de semiótica visual. Professor convidado na Universidade Europeia – Lisboa – e da Sorbonne. Paris.

Lilian Sanches

Doutoranda do Programa de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Comunicação Social (nov/2019), é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo (dez/2012), onde também cursou pós-graduação em Gestão de Conteúdo Jornalístico com Ênfase em Plataformas Digitais (março/2016). Em consonância com o objeto de pesquisa, participa do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions, onde tem buscado trabalhar narrativas que contribuam para a desconstrução de estereótipos reforçados pela cultura midiática. Além disso, tem como objetivo seguir investigando os elementos culturais, políticos e psicossociais envolvidos na representação social do terrorismo, buscando alternativas que visem reduzir as distorções da realidade bem como contribuir para combater o fenômeno da islamofobia e preconceitos que permeiam a temática. Ademais, acumula mais de 10 anos de experiência profissional, cobrindo diversas editorias como cultura, economia, gestão de cidades, serviços públicos e assuntos internacionais. Em 2019, produziu cinco reportagens especiais para o Jornal da Cultura como enviada internacional ao Iraque, Irã e Líbano.

Marília Carrera

Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (FCL). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com o auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Gestora de Projetos da Wiki Movimento Brasil (WMB), Jornalista dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e Monitora (Professora Assistente) da Saint Paul Escola de Negócios. Associada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Membro dos grupos de pesquisa Comunicação, Ciência e Meio Ambiente (Perserv-Ação), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente (CDCSMA), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e Jornalismo Humanitário & Media Interventions, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Entre 2016 e 2018, pesquisadora do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

 Wagner Ribeiro

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, cuja pesquisa se concentrou na análise semiótica da cobertura fotojornalística de crises humanitárias. Bacharel em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Tem apresentado pesquisas científicas em diversos congressos nacionais e internacionais, como a Sorbonne, em Paris. Atuou como Coordenador e editor da Cátedra UNESCO? UMESP de comunicação para o desenvolvimento regional. Membro do NDE (Núcleo docente estruturante) dos cursos de Publicidade, Marketing e Design Digital da UNIFIEO. Possui experiência como editor de jornais e revistas, repórter, diagramação e edição de vídeo. Atua profissionalmente há mais de 10 anos em assessoria de imprensa e comunicação corporativa. Paralelamente, realiza coberturas jornalísticas especiais para alguns dos veículos de comunicação mais importantes do Brasil. Em 2018, cobriu a crise humanitária dos refugiados sírios e palestinos no Líbano, a Conferência Mundial do Clima ONU, a COP 24, realizada em Katowice, Polônia, ambas para o jornal da TV Cultura. Foi docente e orientador do Curso e Prêmio de Jornalismo Político Ricardo Boechat.

  Edna Pereira

Mestra em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Especialista em Comunicação Corporativa e Marketing, pós-graduada em Docência para o Ensino Superior e bacharel em Jornalismo. Realiza pesquisa sobre desinformação nas redes sociais digitais e jornalismo contemporâneo.

Edney Abrantes

Advogado e Cientista Político, Professor convidado da Universidade de São Paulo – USP, onde ministra a disciplina Produção de Textos Persuasivos no curso de Pós-graduação em Marketing Político e Propaganda Eleitoral na ECA -USP e pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), onde é membro do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions. Doutorando em Comunicação Social pela (UMESP), membro da Ordem dos advogados do Brasil Seção de São Paulo – OAB/SP, onde foi Presidente da Comissão de Ciência Política da Subseção de São Vicente/SP, membro da Associação Brasileira de Ciência Política – ABCP e sócio – fundador do Think Tank Centro das Relações Internacionais- CERES.

 Kamila Lovizon

Mestranda em Comunicação pela UMESP, pesquisando Jornalismo Humanitário Audiovisual Cotidiano, Pós-graduada em Assessoria de Comunicação pela Universidade Estácio de Sá. Bacharel em Comunicação Social pela UNIRP. Trabalhou como assessora imprensa da Organização Humanitária Internacional Fraternidade sem Fronteiras.  Realiza pesquisa sobre a carência de coberturas jornalísticas continuadas de crises humanitárias.

 Matheus Macedo

Formado em Jornalismo pela Faculdade Paulus de Comunicação e mestrando em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo. Em 2019, foi finalista do Prêmio CNBB de Comunicação com a reportagem “Missionários na Amazônia”, publicada na revista Páginas Abertas. É colunista de cinema no portal Cinem(Ação), também escreve sobre Direitos Humanos, Meio Ambiente, Religião e Esportes.

Renata Juliotti

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Toledo. 

 Rodrigo Delfim

Mestrando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e graduado na mesma área pela PUC-SP, é focado em temas ligados à política internacional e nacional, deslocamentos humanos e políticas públicas. É fundador e responsável pelo portal MigraMundo, site especializado na cobertura jornalística sobre migrações. Acumula passagens pelo portal UOL e pelo jornal Folha de S. Paulo

Objetivo: Promover a reflexão e o debate crítico sobre o papel da comunicação na promoção do diálogo entre os principais atores sociais, no contexto das políticas públicas municipais, e apresentar e propor os preceitos e práticas da comunicação humanitária e de paz para o fortalecimento da comunicação pública da política no âmbito municipal.

Público-alvo: gestores públicos, estudantes, pesquisadores, educadores, comunicadores e pessoas interessadas na temática da comunicação e das políticas públicas municipais.

Carga-horária: 20 horas

Custo: gratuito

Modalidade: EAD

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I – Conteúdo teórico-conceitual

Introdução à comunicação humanitária e de paz

Profa. Dra. Cilene Victor

Carga-horária: 1 hora – sem remuneração

Introdução à semiótica humanitária

Prof. Dr. Roberto Chiachiri

Carga-horária: 1 hora – sem remuneração

Comunicação e políticas públicas municipais

Prof. Me. Edney Abrantes

Carga-horária: 2 horas

Humanitarismo e a representação social da realidade

Profa. Ma. Lilian Sanches

Carga-horária: 2 horas

Mídia e representação social

Prof. Me. Wagner Ribeiro

Carga-horária: 2 horas

A representação social da mulher

Profa. Ma. Marília Carrera

Carga-horária: 2 horas

Desinformação ou fake news?

Profa. Ma. Edna Pereira

Carga-horária: 2 horas

II – Conteúdo prático – oficinas

As principais temáticas das cidades na perspectiva da comunicação humanitária e de paz

Comunicação e políticas públicas migratórias

Rodrigo Borges

Carga-horária: 2 horas

Comunicação humanitária e a pessoa com deficiência

Renata Juliotti

Carga-horária: 2 horas

Comunicação, cotidiano e meio ambiente

Matheus Macedo

Carga-horária: 2 horas

O papel das instituições humanitárias

Kamila Lovizon

Carga-horária: 2 horas

Relacionados