Profissionais do Samu Regional Oeste passam por curso de capacitação

Na quarta-feira (03), os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional Oeste – com sede em Itapevi – se formaram no curso de Suporte Básico de Saúde no ‘Projeto de Capacitação dos Profissionais do SUS em Urgência e Emergência’.

Os técnicos em Enfermagem e Condutores do SAMU Regional Oeste (que abrange os municípios de Itapevi, Cotia, Carapicuíba, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista) passaram por 175 horas de aprimoramento e especialização. A ação é uma parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde.

Presente à cerimônia de entrega, o coordenador Geral do Samu, Dr. Marcelo Augusto Okamura, falou de como a capacitação para profissionais da saúde é necessária. “Nós cuidamos de vidas. Se não trocarmos conhecimento e estarmos atualizados não conseguiremos ajudar uma pessoa incapaz de pedir socorro”, disse Okamura.

Além do curso, o dia também foi marcado pela entrega de certificados do Módulo de Salvamento e Resgate, realizado na Escola Superior de Bombeiros de São Paulo. Os participantes adquiriram noções básicas para salvamento e resgate de vítimas.

Para o socorrista, Zildo Kletelinger, realizar cursos de capacitação é um incentivo para a geração futura. “Obter esse diploma é o legado que estamos construindo e não podemos parar por aqui. Vamos buscar coisas novas, porque não devemos parar no tempo”, lembrou.

De acordo com o Ministério da Saúde, a capacitação tem por objetivo padronizar o atendimento pré-hospitalar, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da legislação, além de apresentar novas técnicas e protocolos assistenciais no suporte básico de vida.

Em outubro será formada a 3ª turma para o curso de Capacitação em Suporte Avançado de Vidas, módulo voltado aos médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de todo o Samu.

Também participaram da cerimônia de formatura o secretário adjunto de Governo, Jaci Pinheiro; a chefe de gabinete da Saúde de Itapevi, Marisa Nery; o coordenador da Saúde de Itapevi, Evandro Augusto Pereira; a vereadora Camila Godoi; o coordenador do Samu de Itapevi, João Alberto da Silva Junior; a coordenadora de enfermagem e tutora do curso, Edielza Rocha; a secretária de Saúde de Pirapora do Bom Jesus, dra. Aparecida Luiza e o secretário de Saúde de Jandira, Davi Rosa..

Relacionados