Guarda Municipal de Itapevi completa 17 anos com homenagens a profissionais

A Guarda Municipal completou, na sexta-feira (05), 17 anos de atuação em Itapevi. Para celebrar a data, marcada também pela sanção recente do Estatuto Geral das Guardas Municipais, a Prefeitura realizou uma cerimônia especial no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani, com entrega de honrarias aos profissionais e apoiadores da corporação.

Durante a atividade, o prefeito Jaci Tadeu elogiou o trabalho da corporação e de sua importância para a cidade. “Nossa Guarda Municipal é, sem sombra de dúvida, uma das mais efetivas da região, tendo seu trabalho reconhecido amplamente pelos moradores. A ação da Guarda faz a diferença em nossa cidade e, por esta razão, continuaremos apoiando e valorizando a corporação”, comentou o prefeito.

A sanção do Estatuto Geral também foi celebrada por regulamentar as atividades já desenvolvidas pela Guarda e reconhecer sua relevância para as políticas de segurança pública. “Obtivemos uma grande conquista, almejada há vinte anos, que é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas Guardas Municipais. Segurança pública deve ser feita com menos vigor físico e mais inteligência, e a Guarda de Itapevi tem nesse quesito sua maior qualidade”, ressaltou o secretário de Segurança, Kleber Maruxo.

As homenagens à Guarda Municipal de Itapevi tiveram início na quinta-feira (04), durante reunião realizada no Salão Atenas. Na ocasião, autoridades municipais rememoraram ações da Guarda Municipal desde sua criação, em setembro de 1997, até os dias atuais, nas quais a corporação passou a ter ampla participação no dia a dia da sociedade de Itapevi.

Hoje, a Guarda atua na proteção da população, no patrulhamento urbano, no desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, na fiscalização de trânsito, entre outras atividades. O grupamento dispõe de um grande aparato destinado à segurança pública, que inclui 57 veículos, duas bases comunitárias fixas e central de videomonitoramento com 30 câmeras.

Os agentes atuam em setores como Ronda Preventiva, Ronda Escolar, Patrulhamento de Trânsito, Patrulhamento Aproximado em Bairros, Base Comunitária Móvel, Guarda Ambiental, Banda de Música, Rondas Ostensivas por Motocicletas e Canil. A Guarda Municipal – e outros serviços públicos municipais – podem ser acionados pelo telefone 199 (ligação gratuita), que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Além disso, a Guarda Municipal de Itapevi possui um Centro de Formação e Capacitação dotado de salas de aulas e academia para condicionamento físico, adequados para o treinamento dos mais de 230 agentes lotados na Prefeitura e até mesmo de profissionais de segurança de outros municípios. Corporações de cidades como Vargem Grande Paulista, Jandira e Ibiúna já enviaram equipes para receber treinamento e capacitação sob instrução dos profissionais de Itapevi.

Participaram das cerimônias os secretários Israel Marques (Governo), Ruth Banholzer (Assistência Social e Cidadania), Francisco Eleutério (Habitação), Fábio Andrade (Administração), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer) e Lilian Braga (Educação), o presidente da Câmara Municipal, Paulo Rogiério (Prof. Paulinho), os vereadores Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi), Cláudio André (Tico) e José Lemes (Jorge da Farmácia), o comandante da Guarda Municipal de Itapevi, Eduardo dos Santos, além de representantes das Polícias Civil e Militar, de Guardas Municipais de outros municípios e outras autoridades.

Relacionados