Profissionais do SAMU Itapevi concluem curso de Libras

A administração municipal tem oferecido um serviço profissional e de cada vez mais qualidade para a população. Buscando a cada dia reciclar seus conhecimentos e técnicas acerca de procedimentos básicos de atendimento, 18 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) concluíram um Curso de Libras que foi iniciado em março.

Na cerimônia de entrega dos certificados, estiveram presentes representantes das Secretarias de Educação e Cultura,e de Higiene e Saúde, bem como da Câmara dos Vereadores. O coordenador geral do SAMU, Marcelo Augusto Okamura, também participou da formatura. 

O curso teve como objetivo ensinar os profissionais a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e assim aumentar a qualidade no atendimento a portadores de necessidades especiais, no caso surdos-mudos.

Como os profissionais do SAMU realizam os primeiros procedimentos em pessoas acidentadas, fazer com que eles tenham fácil comunicação é um elemento essencial. Agora, além dos gestos, os profissionais já estão gabaritados para interagir com pacientes portadores de deficiência auditiva e de fala.

Para que houvesse a capacitação dos profissionais, a Secretaria de Educação e Cultura disponibilizou a professora de Linguagem Brasileira de Sinais, Simone Campos, para ministrar as aulas. Em diversos encontros ao longo do ano, os agentes aprenderam a comunicar-se por meio de linguagem de sinais, receberam instruções de como socorrer uma pessoa que possui Deficiência Auditiva (D.A.) e, ainda participaram de uma simulação de atendimento a vítimas portadoras dessa deficiência.

 

Relacionados