Profissionais da educação debatem propostas do Plano de Carreira do Magistério de Itapevi

Plano_Carreira_MagisterioCom o intuito de valorizar ainda mais os profissionais da rede de ensino municipal de Itapevi, a elaboração do Plano de Carreira do Magistério avança a passos largos.

Após discussão com gestores da rede, ocorrida em maio, desta vez a etapa contou com a participação dos professores e integrantes do quadro do magistério, em plenária realizada no último sábado (20), no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani.

O objetivo da reunião foi deixar os profissionais a par do andamento da fase elaborativa da lei, e acompanhar as propostas por meio de um esboço impresso, como também colher contrapropostas para concluir o Plano de Carreira, que deve entrar em vigor em 2014. 

Antes da formação da mesa de discussões, as autoridades discursaram para os profissionais da educação. O prefeito Jaci Tadeu salientou que o seu papel dentro da fase elaborativa é de receber e analisar as propostas. “Este Plano de Carreira é um anseio dos profissionais da rede municipal de educação e deverá valorizar ainda mais o docente que busca constante qualificação. O objetivo é criar um plano sério e legal para que não tenha mudanças posteriores e perdure por muitos anos. Por isso, a participação de todos é essencial neste momento para que seja desenvolvido um plano consistente”, disse o prefeito.

Presente também à mesa de discussão, o vice-prefeito Fláudio Azevedo destacou a importância da educação dentro da sociedade. “É o nosso papel discutir o Plano de Carreira abertamente por meio da democracia. O relacionamento entre todos os envolvidos deve ser com troca de ideias e experiências, além de amizade e acima de tudo comprometimento”, reforçou Fláudio, que também é educador.

Quando finalizado, o Plano de Carreira do Magistério de Itapevi passará pela Câmara Municipal para ser transformado em lei. “É primordial que todos façam suas sugestões, pois isso vai contribuir para melhorar o seu futuro. Precisamos de pessoas que participem e deem continuidade ao trabalho e não pouparemos esforços para que isso aconteça”, priorizou o presidente da Câmara, vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho).

Já o secretário de Educação e Cultura, Cesar Pimentel, fez uma breve apresentação das principais propostas do plano além de dar sequência às discussões. Dentre os princípios previstos no plano está o de valorizar o professor pelo serviço prestado, pelo conhecimento adquirido e desempenho no trabalho, obedecendo à lei nacional do piso salarial. O docente também receberá estímulos quanto ao seu desenvolvimento funcional e à qualificação profissional. “Há muitos anos os professores esperam a discussão do Plano de Carreira e será um processo democrático, construído e discutido por todos”, salientou o secretário.

Outro ponto de destaque previsto no plano é a ascensão na carreira, que será feita por evolução horizontal, progressão vertical e promoção (avaliação de desempenho). Quanto à jornada de trabalho, que irá proporcionar ao professor tempo hábil para melhor planejar suas aulas, os docentes contarão com as jornadas básicas, reduzidas e ampliadas.

Na jornada básica, por exemplo, o professor cumpriria 30 horas, sendo que 20 horas seriam dedicadas aos alunos e 10 aos trabalhos pedagógicos. Na jornada reduzida, o professor cumpriria 15 horas, das quais 10 seriam com os alunos e 5 para a realização de atividades pedagógicas. Já na jornada ampliada, das 39 horas semanais, 26 seriam para as atividades em sala de aula e 13 para os trabalhos pedagógicos.

Após a apresentação dos principais tópicos e esclarecimento das dúvidas entre os professores, a próxima etapa do processo de elaboração do plano será a formação de uma comissão composta por seis membros, que participarão, juntamente com os professores, dos debates sobre o futuro projeto de lei.

A plenária de discussão do Plano de Carreira do Magistério contou com a presença dos secretários Fabio Andrade (Administração), Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social), Francisco de Abreu (Habitação), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Fábio Tangerino (Higiene e Saúde); do diretor administrativo do Gabinete do Prefeito, Israel Marques; da supervisora de Educação Sandra Mendes; dos vereadores Cláudio Dutra e Camila Godói; representantes de sindicatos e associações, profissionais da educação, além da Banda Sinfônica Municipal de Itapevi.    

Relacionados