Jaci Tadeu e Jorge Lapas debatem questões em comum entre Itapevi e Osasco

JaciTadeu_JorgeLapasNa manhã desta terça-feira (16), o prefeito Jaci Tadeu recebeu em seu gabinete o prefeito de Osasco, Jorge Lapas.

O encontro – que também contou com a presença do vice-prefeito de Itapevi, Fláudio Azevedo, e do secretário de Comunicação de Osasco, Roberto Trapp – foi uma oportunidade para que chefes dos executivos trocassem experiências administrativas em gestão pública e buscassem soluções para problemas comuns das duas cidades.

Itapevi e Osasco participam do Consórcio Metropolitano da Região Oeste da Grande São Paulo, que conta com mais cinco municípios, sendo Jandira, Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba e Pirapora do Bom Jesus. A união firmada em maio deste ano visa a cooperação entre as sete cidades para a adoção de políticas públicas que contemplem as necessidades regionais.

A primeira decisão conjunta entre os líderes municipais foi a redução da tarifa dos ônibus municipais para R$ 3,00. A definição de valores começou a valer no dia 24 de junho e acompanhou as reduções oferecidas na cidade de São Paulo e nos transportes ferroviários, a cargo do Governo do Estado.

Por meio do consórcio, os municípios podem ter facilidades licitatórias, bem como inserção a nível regional das Políticas Nacionais de Saneamento Básico, Resíduos Sólidos e Mobilidade Urbana. Dentre os assuntos mais pautados entre os prefeitos estão questões envolvendo a saúde, a educação, o descarte e a fiscalização dos resíduos sólidos, a segurança, a mobilidade urbana e o sistema viário.

“Temos características semelhantes e problemas muito parecidos. Então, nada mais inteligente do que discutir essas questões em conjunto, para que se chegue às mesmas soluções. Encontros como estes são sempre importantes em nossa pauta de trabalho e deverão ser mantidos”, afirmou Jaci Tadeu.

Relacionados