Prefeitura reforça combate à dengue com nebulizador veicular

A equipe de vigilância da Secretaria da Saúde de Itapevi está atuando na aplicação do inseticida contra o mosquito causador da dengue, no bairro de Amador Bueno, após receber treinamento do engenheiro enviado pela Sucen.  A capacitação ocorreu em função da complexidade do uso do produto específico no combate ao Aedes aegypti. Além do fato, que a solução química só é liberada mediante autorização do Ministério da Saúde.

As atividades de bloqueio na cidade ganharam mais uma importante ferramenta na última terça-feira (28), que com o uso correto, ampliará a atuação do nebulizador veicular. O serviço foi realizado a partir do trabalho em conjunto entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão vinculado ao Governo do Estado.

Segundo a Secretaria da Saúde, técnicos acompanhados do engenheiro agrônomo da Sucen, especialistas no segmento de inseticidas, acompanharam os agentes municipais no primeiro dia das atividades do uso do nebulizador veicular, com o objetivo de treiná-los no manuseio correto durante os procedimentos do uso da bomba injetora e mecanismo de disparo dos jatos, além do calculo da quantidade da substância utilizada de acordo com a extensão de cada área inclusa na operação, garantindo a eficácia da ação sem oferecer riscos à saúde da população.

O mecanismo foi desenvolvido e projetado para disparar jatos de inseticida atingindo longo alcance, atuando em maior proporção que os equipamentos costais que já são utilizados pelos agentes de controle de endemias nas atividades de rotina e bloqueio. Os técnicos da Sucen, além das orientações, ensinaram aos profissionais do município, como calibrar e programar os disparos para que o processo ocorra com 250 ml lançados por minuto durante o percurso.

Antecedendo às ações, os moradores são orientados quanto aos cuidados em relação ao produto: abrir portas e janelas, cobrir e proteger alimentos e evitar ficar próximos ao alcance dos jatos do inseticida. Medidas que estão dentro dos padrões estabelecidos para o desenvolvimento das aplicações.

“Cabe ressaltar que o nebulizador veicular, é uma medida de reforço a todas as  atividades que estão em andamento. Os moradores precisam ter em mente que é preciso adotar a postura preventiva, como a limpeza e telagem de reservatórios de água, evitar acúmulo de água em pneus e vasos de plantas e manter garrafas vazias com a boca virada para baixo”, comentou a secretária da Saúde, Maria Dalva Amim.

De acordo com a pasta responsável por estas atividades, os bairros que receberão a nebulização veicular foram escolhidos de acordo com as regiões onde foram detectados  focos de proliferação do mosquito. Seguindo as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a nebulização deve ser realizada em três dias consecutivos no mesmo local, garantindo assim, a eficácia do inseticida que age nas fases de desenvolvimento do inseto, que são: pupas, larvas e mosquito. No bairro de Amador Bueno os agentes circularam nos dias 28,29 e 30.

Para o morador Arlindo C. Nascimento, metalúrgico de 48 anos, as atividades de combate e bloqueio são fundamentais. “Já recebi os agentes comunitários no dia da minha folga, eles entraram e vistoriaram minha casa e colocaram tela na minha caixa de água, me entregaram um panfleto com informações sobre a dengue e o que posso fazer para ajudar. Hoje fiquei muito satisfeito vendo o carro com o fumasse passar, isso mostra que a Prefeitura está fazendo o seu papel e nós precisamos fazer o nosso,” comentou.

Mais ações

Outros bairros da cidade deverão receber o equipamento nos próximos dias. Além disso, a Prefeitura está mantendo outras ações de combate ao mosquito, vistoriando moradias e comércios, orientando moradores e executando a nebulização com equipamentos costais nas áreas onde há incidência de casos.

A Prefeitura também instalou um espaço de atendimento específico a pessoas que contraíram dengue. Trata-se de uma área dotada de sala para preenchimento de cadastro, espera, consulta médica, exames e medicação. Esta medida conta com o apoio das Unidades de Saúde, Prontos Socorros e SAMU, através da organização de uma equipe multiprofissional envolvendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e controladores de acesso.

Segundo a Secretaria da Saúde, a ação tem como objetivo direcionar os pacientes já identificados com dengue a um acolhimento mais ágil, com vistas à coleta de exames e hidratação, combatendo os efeitos da doença. Agilizando o atendimento que é realizado diariamente, das 8 às 17 horas, o posto é localizado à rua José Michelotti, 300 – Cidade Saúde, ao lado do Pronto Socorro Municipal.

 

Relacionados