Prefeitura realiza audiência pública sobre Plano de Saneamento Básico para Itapevi

Audiencia_publica_SaneamentoNa manha do sábado (14), por meio da Secretaria do Meio Ambiente, foi promovida no auditório do CEMEB Bemvindo Moreira Nery, uma audiência pública referente a apresentação do o Plano de Saneamento Básico do Município de Itapevi.

O plano consiste em uma ação que envolve o Ministério Público, Governo do Estado e Município, para que haja adequações às normas estabelecidas pela Lei nº 11.445/07. A Lei estabelece planos e dá providências sobre procedimentos de abastecimento de água potável, recolhimento e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, entre outras atividades.

“Todos os dias, nós vemos as ações da natureza e as calamidades advindas de um crescimento desordenado, despreparado e desrespeitoso. Estamos pagando um preço caro por nosso descompromisso, todos nós; mas estamos lutando para melhorar as condições de vida da população e contribuindo para a preservação do meio ambiente e de gerações futuras”, afirmou a prefeita Dra. Ruth Banholzer, que esteve presente no encontro.

A reunião também contou a presença de autoridades como o vice-prefeito Jaci Tadeu, a promotora de Justiça, Dra. Sandra Reimberg, o chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues, os secretários Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente), Dr. Vicente Bandeira (Negócios Internos e Jurídicos), Fernanda Machado (Emprego e Desenvolvimento Social), e Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano).

A administração da prefeita Dra. Ruth e do vice Jaci Tadeu tem trabalhado na elaboração de projetos para buscar recursos junto ao Governo Federal para melhoria das condições de saneamento básico do município, conquistando, como exemplo, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento  (PAC) um tronco-coletor principal, que leva o esgoto do município para a Estação de Tratamento na cidade de Barueri. Hoje, Itapevi já possui 30% de esgoto tratado.

“Temos um compromisso com a Prefeitura de Itapevi de promover 100% de esgoto tratado e fornecimento de água potável para o município até o ano de 2018. Hoje, Itapevi já conta com o tronco coletor principal, que leva o esgoto para tratamento na estação da cidade de Barueri, e estamos em obras em outros bairros da cidade também. Esse é um compromisso que temos com a prefeita Dra. Ruth e população”, disse o superintendente de negócios da zona este da Empresa de Saneamento Básico e Esgoto do Estado de São Paulo – SABESP, Milton de Oliveira.

A Prefeitura de Itapevi também conquistou um investimento da ordem de R$ 96 milhoes, por meio de um convênio entre o Governo Federal e a Caixa Econômica, oriundos do programa PAC 2, que consiste na realização da canalização do rio Barueri-Mirim e de outros córregos e rios que cortam a cidade.

Os vereadores Fláudio Azevedo Limas, Claúdio Dutra, Silas Pinheiro, Paulo Rogiério (Porfº Paulinho), Adilson Peres, além de diversos líderes comunitários do município e representantes de entidades sociais também assistiram à reunião.

Relacionados