Prefeitura promove testes para controle de índice de proliferação da dengue em Itapevi

Preveno_Dengue_2011Com a chegada do verão e o aumento das chuvas nesta época do ano, a Prefeitura de Itapevi tem intensificado as ações de prevenção e combate à dengue no município.

Nesta semana, segundo cronograma da Secretaria e Higiene e Saúde, profissionais da Vigilância Epidemiológica e do Controle de Vetores estão nas ruas dos bairros à procura de possíveis larvas do mosquito Aedes aegypti, que serão coletadas para estudos.

O jovem Reinaldo Nunes, morador do Jardim Portela, disse que o trabalho dos agentes de saúde é essencial para que o mosquito não encontre criadouros. ”É época de chuva e isso aumenta o número de focos do mosquito. Embora sejam básicas as ações de prevenção, muita gente acaba esquecendo e deixando acumular água”, disse Reinaldo.

A análise dos testes trará um índice de porcentagem da proliferação do mosquito de acordo com a área onde a coleta foi realizada. O estudo é chamado ‘Índice de Breteau’ e auxilia no controle de proliferação.

“Além dos serviços de telagem de reservatórios de água e identificação dos possíveis focos do mosquito, a Secretaria de Higiene e Saúde também promove um trabalho junto à Secretaria de Educação e Cultura, orientando professores da rede municipal de ensino a prevenir focos de proliferação do inseto”, disse a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Instruções como telar reservatórios, não deixar vasos e outros recipientes com acúmulo de água, lavar vasilhas de alimentação de animais domésticos, dentre outras precauções, já foram transmitidas aos docentes, com o intuito de serem repassadas aos alunos e seus familiares, multiplicando o acesso às informações.

Segundo a Coordenação de Controle de Vetores, no ano passado, Itapevi registrou apenas 24 casos, sendo 13 autóctones (infectados no município) e 11 importados (infectados em outras cidades e regiões), números que se encontram bem abaixo dos apresentados por outros municípios do Estado, como Ribeirão Preto e Guarujá.

Criada para auxílio no combate à doença, a Prefeitura implantou nas dependências do Pronto Socorro Municipal, a Central de Combate à Dengue, espaço que oferece aos agentes de saúde maior conforto e melhores condições para planejamentos de combate e prevenção ao mosquito. Para os munícipes que necessitam de mais informações sobre as formas de prevenção, o Centro de Combate à Dengue fica na rua José Michelloti, 300, Cidade Saúde, enquanto a Secretaria de Higiene e Saúde se situa na rua Isola Belli Leonardi, 08, Jardim Christianópolis.

Relacionados