Prefeitura investe em novos prédios públicos e profissionais para a Saúde de Itapevi

Com vistas a melhorias nos serviços prestados em saúde, a Prefeitura de Itapevi segue investindo pesado em número de profissionais e na ampliação dos prédios públicos destinados ao atendimento dos moradores. Atualmente, seguem em andamento quatro grandes obras voltadas ao crescimento da rede municipal de saúde de Itapevi.

Em fase adiantada está a construção da sede definitiva da Unidade Básica de Saúde da Vila Santa Rita. O novo prédio está sendo construído na área do antigo imóvel, que não reunia condições de atendimento à crescente demanda da comunidade. Outro prédio em construção é da Unidade de Saúde da Família do Jardim Rosemeire, em substituição à atual sede, localizada em um imóvel alugado.

Em ambos os prédios haverá recepção, sala de espera, consultório dentário, consultórios médicos, consultórios de ginecologia obstetrícia – sendo um deles adaptado para portadores de necessidades especiais. Está prevista a instalação de sala de enfermagem, sala de imunização, sala de curativos, sala de vacinas, central de esterilização, sala de observação com banheiro e setores administrativos.

Também segue em obras a instalação do Centro de Referência da Mulher em um prédio de 730 m² de área construída, dividido em quatro pavimentos, onde serão disponibilizados serviços de saúde, atendimentos psicológicos, jurídicos e de assistência social às munícipes. O edifício está sendo construído na rua José Michelotti, ao lado do Pronto-Socorro Central.

A maior e mais importante ação esta em fase final: trata-se da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), no bairro Vila Santa Rita. Além do Pronto atendimento na clínica médica e pediátrica, ofertará ginecologia, obstetrícia, ortopedia e odontologia, bem como oferecer suporte para efetuar exames e raio-x.

“A UPA 24 Horas terá a capacidade de atender 70% da demanda registrada diariamente no Pronto-Socorro Central, contribuindo para um melhor atendimento à população de bairros próximos, como Amador Bueno e Vila Gióia”, destacou a secretária da Saúde, Maria Dalva Amim dos Santos, durante audiência pública para apresentação de resultados da pasta, nessa segunda-feira (22).

Audiência

Realizada na Câmara Municipal de Itapevi, a audiência apontou o ritmo de investimentos ofertados ao setor durante o primeiro quadrimestre deste ano (janeiro-abril). Segundo a secretária, foram destinados R$ 39.162.715,23 milhões.

Boa parte desses recursos foi destinada à contratação e pagamento de profissionais da saúde, em especial médicos que atuam na rede municipal. “Neste ano já foram contratados 72 médicos via concurso público e processo seletivo, totalizando 299 profissionais atuando em Itapevi. A ação visou substituir os profissionais que optaram por se desligar da Prefeitura a se adequar à adoção do sistema de registro biométrico, determinada pelo Ministério Público”, explicou a secretária.

Além disso, a hora de trabalho dos médicos recebeu um acréscimo no valor da gratificação. Antes o valor máximo era de 60% e agora pode chegar até 100% sobre os vencimentos, dependendo do dia da semana que trabalha e o cumprimento de alguns critérios de avaliação. “A medida vale também para os médicos que aprovados nos concursos públicos em andamento na cidade, que continuam sendo chamados a atuar nos postos de saúde”, concluiu a secretária.

 

Relacionados