Prefeitura inicia obra da primeira Areninha de Itapevi no Jardim Vitápolis

O Jardim Vitápolis vai ganhar uma nova área de lazer. A Prefeitura deu início nesta sexta-feira (23) às obras da primeira Areninha de Itapevi, que ficará ao lado do viaduto Ameríndia, que liga a região ao bairro de Engenheiro Cardoso.

A Areninha é um equipamento esportivo multiuso destinado à toda comunidade de seu entorno. Ela terá pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, meia quadra de basquete para modalidade street e uma quadra de futebol society com gramado sintético.  A previsão é que o espaço seja entregue em junho deste ano.

“O investimento em esporte e lazer é fundamental para dar oportunidades às nossas crianças, e foi pensando nisso que demos início à construção das Areninhas”, diz o prefeito Igor Soares. “Essa é apenas a primeira de muitas unidades que a Prefeitura entregará em toda a cidade”, afirma.

O horário de funcionamento das Areninhas será das 6h às 22h. O local oferecerá ainda aulas de futebol, futsal, basquete e outras modalidades esportivas à população, com o acompanhamento especializado de profissionais de educação física da gestão municipal.

“A Areninha é um espaço inovador, inspirado em projeto semelhante na cidade de Fortaleza (CE)”, explica Cláudio Dutra, secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Município. “Ela fará a diferença nos bairros, movimentando toda a juventude da nossa cidade”, diz.

Envolvendo a comunidade

A Areninha terá sua zeladoria realizada pela Prefeitura em parceria com os próprios moradores, por meio de um conselho comunitário tripartite com membros da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes.

“Um ponto crucial do projeto é o envolvimento da comunidade”, diz Igor. “Não só para garantir a segurança e combater o vandalismo, mas principalmente para fazer com que os moradores se sintam donos do equipamento, que é o que eles são de fato”, afirma.

Mais Esportes

O investimento no setor tem sido feito de forma permanente pela atual gestão. O Programa Mais Esportes está com inscrições abertas para 3.500 vagas em diversas modalidades esportivas. As inscrições podem ser feitas pessoalmente nos 23 polos do programa, distribuídos por 15 bairros de toda a cidade.

Atualmente, o programa disponibiliza aulas de Atletismo, Basquete, Capoeira, Futsal, Futebol, Funcional, Ginástica Rítmica, Artística e Localizada, Jiu-Jitsu, Judô, Handebol, Paradesporto, Vôlei, Tênis, Combattenco, Capoterapia, Xadrez, Damas e orientação de Corrida e Caminhada.

Áreas de Lazer

A criação de áreas de lazer também é prioridade para a Prefeitura de Itapevi. Realizada todos os domingos na Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, a Rua de Lazer é uma das principais ações nessa direção.

Além dela, a administração entregou à população, em novembro de 2017, uma área de lazer e esportes na Vila da Paz com pista de caminhada de 330 metros, playground infantil e academia ao ar livre, além de ter revitalizado a Praça Claro Camargo Ribeiro, em Amador Bueno, e diversos outros espaços em toda a cidade.

Relacionados