Igor entrega 38 viaturas, armamentos para GCM e implanta ROMU

A Prefeitura acaba de obter importantes avanços para a segurança pública de Itapevi.  Em cerimônia realizada neste sábado (24) no Estádio Municipal, o prefeito Igor Soares entregou 38 viaturas para reforçar o poder de policiamento da Guarda Civil Municipal no município.

Ao todo, são 23 carros e 15 motocicletas. Também foram entregues 20 pistolas semiautomáticas modelo 58F e quatro armas longas calibre 36 modelo T14, além de novos fardamentos para os agentes da GCM, Demutran, Defesa Civil e condutores do SAMU (Serviços de Atendimento Móvel de Urgência).

“Com esse material a GCM poderá trabalhar com mais eficiência em prol da população itapeviense”, disse Igor. “A Prefeitura fará tudo o que estiver ao seu alcance para garantir a segurança da população”, afirmou.

No mesmo evento, a GCM realizou a formatura da primeira turma da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), uma unidade especial da Guarda Civil Municipal composta por 35 agentes da corporação. Os agentes começam a atuar na cidade já a partir desta segunda-feira (26).

“Com a criação da ROMU, esperamos aumentar o poder de pacificação das situações de conflito com a lei”, explicou Kleber Maruxo, secretário de Segurança, Trânsito e Transportes de Itapevi.

Os efetivos da unidade tiveram treinamento especializado, com aulas de teoria e prática de Low Light (ações de intervenção em baixa luminosidade), direção tática inteligência policial, armamento e tiro, direito aplicado à segurança pública, controle de distúrbio civil, garantia da lei e da ordem e gerenciamento de crises.

Finalizada em 15 de fevereiro, a formação teve carga horária de 160 horas. “A ROMU será um diferencial da nossa guarda, servindo como uma importante ferramenta para garantir a segurança e a tranquilidade em todos os cantos da nossa cidade”, afirma o prefeito. “Temos certeza que a Ronda Ostensiva será motivo de orgulho para todo morador de Itapevi”.

A cerimônia teve ainda a formatura de 11 agentes que foram recentemente incorporados à Guarda. Os profissionais, que foram aprovados em concurso público realizado em 2015, tiveram formação com carga horária de 1.076 horas, iniciada em agosto do ano passado no Centro de Formação da GCM.

Atualmente, a Guarda Civil de Itapevi conta com 233 guardas. Além da ROMU, a corporação conta com unidades de Patrulha Preventiva, Ronda Escolar, Patrulha de Trânsito, Patrulha Maria da Penha (em cooperação com a Delegacia da Mulher) e Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM), dentre outras.

Economia

Durante a cerimônia, o prefeito Igor Soares também anunciou que abriu mão de seu carro oficial para ajudar o município a economizar. “Poucos prefeitos teriam coragem de fazer isso”, disse. O veículo, um Renault Fluence, integrará a frota da Guarda e auxiliará no combate ao crime.

Demutran

A cerimônia também abriu espaço para a entrega de 9 veículos operacionais para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). São 2 viaturas, 3 motocicletas, 3 guinchos, 1 caminhão de cesto aéreo e 1 empilhadeira. Os equipamentos ajudarão os efetivos do departamento a fiscalizar o trânsito na cidade.

Relacionados