Prefeitura inaugura nova Unidade de Saúde no Santa Cecília


A Prefeitura de Itapevi inaugura no dia 18 de novembro (segunda-feira), às 10h, as novas instalações da USF (Unidade de Saúde da Família) Santa Cecília, na Rua dos Camarões, 123, na Chácara Santa Cecília.

A mudança foi necessária para melhorar o atendimento oferecido à população e é uma das ações previstas pelo ItapeVida, programa lançado em julho, que tem como objetivo aperfeiçoar os serviços de saúde no município.

A USF realiza atendimento preventivo, com médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. No local, são realizadas consultas nas especialidades básicas, vacinação, curativos, pré-natal e puericultura (acompanhamento de rotina de bebês e crianças pequenas).

A nova unidade é composta por dois pisos. No térreo estão a parte de atendimento à população, com a recepção, dois banheiros adaptados, três consultórios médicos, farmácia e salas de curativo, de vacina e de medicação e no piso superior funciona a parte administrativa.  

As obras começaram em fevereiro de 2019 e essa é uma antiga demanda dos moradores do bairro para ter um local mais adequado e moderno. “Investimos em melhorias e temos sempre os moradores em primeiro plano. A dignidade é fundamental no atendimento e dar boas condições traz melhores resultados para todos os envolvidos”, contou o prefeito Igor Soares.

ItapeVida

O Itapevida é um programa de saúde, lançado em julho, que reúne 20 ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal. Em todo o Brasil, a área enfrenta problemas crônicos, causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão – que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal.

O Itapevida é uma resposta da Prefeitura a esses problemas. Ele foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.

O trabalho, que foi realizado entre junho e outubro de 2018, enfatizou a reestruturação do atendimento básico de saúde – que pode, segundo o estudo, resolver até 90% das demandas da população.

Para isso, o Itapevida prevê a criação de novas Unidades Básicas de Saúde, ampliação e construção de Prontos-Socorros, contratação de médicos e uma série de outras medidas pautadas pela humanização do atendimento e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Em julho, já foram entregues quatro novas ambulâncias à população, sendo três destinadas ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e uma ao quadro de suporte das demandas da saúde municipal.

O equipamento se soma aos 13 veículos que passaram a reforçar a saúde do município em março de 2018.

Além disso, a Prefeitura já está fornecendo alimentação nos três Prontos-Socorros de Itapevi – Central, Cardoso e Amador Bueno.

Desde abril deste ano, todos os pacientes, adultos e crianças, que estiverem internados há mais de 12 horas serão alimentados. Caso o enfermo seja menor de 18 anos, maior de 60, gestante ou incapaz, seus acompanhantes também têm direito às refeições.

Confira as ações previstas pelo Itapevida:

Realizadas

1) Entrega de nova frota de ambulâncias
2) Alimentação nos três Prontos-socorros
3) Inauguração do Centro de Hemodiálise, no Santa Rita
4) Implementação do novo CAPS Infantil
5) Inauguração da nova USF Santa Cecília (18/11/2019)

Em andamento
6) Obras de manutenção em 10 unidades de saúde
7) Implementação de unidades modelo
8) Criação da Central de Resgates: SAMU, Bombeiros e Defesa Civil
9) Criação do Centro Integrado de Saúde (CIS)
10) Instalação da Farmácia Central na Praça 18
11) Entrega da Unidade Móvel de Saúde
12) Contratação de médicos e profissionais de saúde
13) Reforma e Ampliação do PS Central

Em projeto
14) Criação do PS Infantil
15) Construção do novo PS Amador Bueno
16) Construção do novo PS Cardoso
17) Criação de CAPS Álcool e Drogas 24h
18) Atendimento expandido até as 19h nas USF’s Vitápolis e Suburbano
19) Construção de UBS na Cohab
20) Construção de UBS no Jardim Briquet

Relacionados