Prefeitura implanta sistema de informatização de dados na Secretaria da Saúde

A Prefeitura de Itapevi segue investindo em saúde pública. A administração municipal está implantando um sistema informatizado para armazenar informações e prontuários, além de unificar o atendimento dos pacientes. O lançamento oficial da novidade foi feito nessa quarta-feira (22), pelo prefeito Jaci Tadeu.

A cerimônia foi realizada no auditório Darcy Ribeiro, da Secretaria de Educação, e reuniu os secretários municipais e representantes da empresa Maestro Sistemas Públicos, bem como servidores que atuam nas unidades de saúde e pronto-socorros da cidade.

O prefeito Jaci Tadeu fez questão de salientar as mudanças que a implantação desse sistema ocasionará. “Hoje vocês vão conhecer um pouco do sistema que passarão a trabalhar. Todos os profissionais da Saúde terão um amplo treinamento para que fiquem integrados com o sistema e possam agilizar o atendimento e o armazenamento dos prontuários de atendimentos. Isso vai ser um grande avanço no sistema de saúde de Itapevi”, disse.

Todo o sistema implantado na Saúde de Itapevi será feito por empresa contratada, responsável pelo funcionamento, desenvolvimento e treinamento dos servidores. As informações que abastecerão o banco de dados do servidor serão feitas pelos próprios funcionários da unidade.

O objetivo da implantação do sistema é unificar o atendimento aos munícipes. Todas as informações serão centralizadas, podendo ser acessada de qualquer uma das unidades que possua o sistema e as senhas de acesso.

Na ocasião, os profissionais da empresa contratada para gerenciar o sistema explicaram o funcionamento de todo o processo de informatização. De acordo com o consultor da Maestro Sistemas Públicos, Geraldo Biesek, o serviço será implantado de forma gradativa. “Apresentamos o funcionamento do sistema, um pouco do que é essa informatização. Agora vamos em cada unidade de saúde implantar o sistema, e faremos isso de forma gradual”, lembrou.

Outra novidade anunciada durante a apresentação foi a criação de um cartão unificado. Nele, em tempo real, conterá o histórico de atendimento e informações sobre o paciente, bem como os medicamentos que foram prescritos e retirados nas farmácias da rede municipal.

Quando todo o sistema estiver em funcionamento o cartão servirá como um documento necessário para o atendimento, pois com ele todas as unidades terão acesso ao extrato do usuário. Facilitando também o atendimento nas unidades de saúde.

Além de unificar os dados dos usuários do serviço municipal de saúde, a informatização do sistema produzirá indicadores que servirão de base para que a administração consiga melhor avaliar o cenário, e propor ações ações mais efetivas, com investimentos e melhorias.   

Relacionados