Prefeitura estreita relações com empresários para crescimento sustentável de Itapevi

Com vistas a estabelecer um crescimento sustentável da economia do município, a Prefeitura de Itapevi promoveu um encontro entre empresários, centros de formação profissional, autoridades e moradores da cidade na manhã da terça-feira (24), no salão da Comunidade Kolping Cristo Rei. A reunião serviu para apresentar um balanço das ações da Prefeitura no setor da empregabilidade nos últimos anos e futuras medidas para estimular o desenvolvimento de Itapevi.

Abrindo os trabalhos, o prefeito Jaci Tadeu discorreu sobre o papel da administração municipal no avanço da economia da cidade. “Muitos afirmam que o poder público não deve interferir no andamento da economia. Eu penso diferente: a Prefeitura deve dialogar com a sociedade e com os empresários, de forma a estabelecer políticas que contribuam com o desenvolvimento do município”, comentou o prefeito.

Entre as ações mantidas pela Prefeitura nos últimos anos, está a instalação da rede de gás natural; a remodelação do principal acesso viário de Itapevi, na rodovia SP-29; a implantação de infraestrutura viária nos pólos industriais e nos bairros da cidade; e a concessão de incentivos a empresários. Medidas como essas permitiram a chegada de mais de cem empresas de pequeno, médio e grande porte entre 2006 e 2014.

Outra iniciativa bem sucedida da administração municipal é a qualificação profissional – por meio de programas como a Frente de Trabalho e o Conexão Jovem – e a reinserção no mercado de trabalho – por meio da página eletrônica www.empregaitapevi.sp.gov.br e a atuação do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

“O resultado disso tudo vemos hoje: Itapevi mantém um saldo positivo de empregabilidade, com a geração de 1,1 mil novos postos de trabalho somente no ano passado; nosso PAT é considerado um dos melhores do país pela sua eficácia na recolocação de profissionais e a cada dia mais indústrias e comércios demonstram interesse em se instalar na cidade”, ressaltou Jaci Tadeu.

O encontro, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, serviu para estabelecer ainda mais pontos de contato entre o empresariado, a Prefeitura e entidades formadoras de profissionais – como o SENAI e o Centro Paula Souza – e fomentadoras de empreendedores – como o Sebrae. Além disso, a secretaria homenageou empresas que mais se destacaram na empregabilidade, na gestão de projetos sociais e na parceria visando a qualificação profissional durante o ano passado.

Participaram da reunião os secretários municipais Ruth Banholzer (Governo), Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano), Fábio Amaral (Finanças e Controladoria), Kleber Maruxo (Segurança), José Americo Pereira (Planejamento e Gestão), Vicente Bandeira (Negócios Internos e Jurídicos), Sandra Mendes (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Fábio Andrade (Administração), Patrick Oliver (Receita), Laila Chaluppe (Mulher), Evangelista Limas (Meio Ambiente), Ademir Vilhena (Cultura, Juventude e Turismo) e Lilian Braga (Educação), o presidente da Câmara Municipal, Julio Portela e o vereador Paulo Rogiério (Prof. Paulinho), representantes de empresas, do SENAI, da OAB, do CIESP e do Centro Paula Souza.

Relacionados