Prefeitura encerra atividades do projeto Gerações Unidas em Itapevi

Encerramento_Geraes_Unidas_Na semana de 22 a 26 de novembro, a Prefeitura de Itapevi realizou as atividades de encerramento do projeto Gerações Unidas, uma iniciativa do Núcleo Especializado de Educação Inclusiva – NEEI, que consiste no  desenvolvimento educacional de crianças da rede municipal de ensino, que possuem dificuldades de aprendizagem e comportamento.

Na segunda-feira (22), no auditório Profº Darcy Ribeiro, na sede da Secretaria de Educação e Cultura, foi promovido o último encontro com os professores participantes do projeto, que versou sobre as diferentes formas de se transmitir o conteúdo acadêmico, sem que o professor fique preso ao cronograma previsto, desenvolvendo a dinâmica e a didática de ensino.

A professora Magali Trevizan disse que as reuniões do grupo possibilitam formas diferentes de convivência e entendimento com os alunos. “O Gerações Unidas cria um olhar mais perceptivo sobre as dificuldades em sala de aula. É uma ação que auxilia na atenção, aprendizado e no comportamento de nossas crianças”, disse Magali.

Nos dias 23 e 24, no CEMEB Tarsila do Amaral e na EM Vila Dr. Cardoso, polos onde o projeto realiza seus encontros, o grupo realizou a última reunião com os pais e responsáveis dos alunos. Foram feitas avaliações e aplicadas questões sobre os encontros promovidos durante o ano e sobre possíveis ideias e atividades que poderiam ser agregadas às futuras reuniões.

Contando com a presença do vice-prefeito Jaci Tadeu, e do vereador Adílson Peres, na sexta-feira (26), no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, foi feita uma confraternização envolvendo professores, pais e os alunos do projeto, dando encerramento aos encontros do projeto neste ano. “É uma satisfação poder participar do encerramento de mais um ano de trabalho deste projeto maravilhoso de inclusão social. O envolvimento de professores, alunos e, principalmente dos familiares, em uma ação que desenvolva a educação, afeta e melhora a qualidade de vida de todos”, disse Jaci Tadeu.

Atualmente, o projeto atende cerca de 150 crianças, em seu 3º ano de existência. As atividades são voltadas às crianças nas duas primeiras semanas do mês, se dirigindo aos pais e responsáveis na terceira semana, e realizando encontros com os  professores, na última semana.

Criado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, o Gerações Unidas é desenvolvido pelo professor e psicólogo Ricardo Conceição Machado, com auxílio das professoras Juliana Maria Gonçalves e Sheila Capel, e a estagiária Patrícia Saldanha, que fazem parte do Núcleo Especializado de Educação Inclusiva (NEEI), responsável por promover a inclusão, interação e melhoria da comunicação entre professores, alunos e a sociedade, possibilitando diversas maneiras das pessoas se comunicarem com portadores de necessidades especiais.

Relacionados