Provinha Brasil avalia qualidade do ensino em Itapevi

Provinha_BrasilNesta quinta-feira (25), 3.630 alunos do 2° ano de Ensino Fundamental de 41 escolas municipais de Itapevi participaram da Provinha Brasil, avaliação elaborada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e distribuída pelo MEC/FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para diagnosticar o nível de alfabetização dos estudantes das escolas públicas brasileiras.

Realizada em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo, a aplicação da Provinha Brasil em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

“A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização, identificando o nível de alfabetização em que os alunos se encontram. Com base nesse diagnóstico, estabeleceremos as metas pedagógicas para a rede de ensino e o planejamento de cursos de formação continuada para os professores”, comentou o secretário de Educação e Cultura de Itapevi, prof. Edgard José Fiusa.

Nos dias 17 e 18 de novembro, alunos de 3.º, 5.º, 7.º e 9.º anos do Ensino Fundamental de 39 escolas da rede municipal de ensino ainda foram avaliados pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar). Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, a participação em avaliações é fundamental para melhorar ainda mais a qualidade de ensino. “Exames como o Saresp e a Provinha Brasil nos fornecem indicadores para que planejemos o processo educativo em nossa cidade, mantendo o ritmo de evolução na qualidade do ensino praticado em Itapevi”, comentou a prefeita.

Relacionados