Prefeitura e Estado vão oferecer cursos de qualificação profissional a moradores de Itapevi

cursos_via_rapida_empregoMais uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e o Governo do Estado vem sendo formada, visando novos investimentos na cidade.

Nesta quarta-feira (27), o prefeito Jaci Tadeu da Silva reuniu-se com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Luiz Carlos Quadrelli, e obteve novos cursos básicos de qualificação profissional para os moradores de Itapevi, a serem realizados nos próximos meses.

Os cursos são vinculados ao Programa Via Rápida Emprego, que tem por objetivo capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio. “Os cursos de qualificação previstos para Itapevi variam de acordo com as vocações regionais. O cidadão se inscreve pela internet e pode receber uma bolsa-auxílio, vale-transporte e alimentação”, explicou Quadrelli.

Serão oferecidos ao município cursos de almoxarife e repositor de mercadorias, alimentador de linha de produção, recepção e atendimento, assistente administrativo e de departamento pessoal. “Itapevi é um município que vem crescendo muito, recebendo novas empresas, em especial na área de logística. Cursos como estes vão contribuir para que seja atendida a demanda na cidade”, comentou o deputado estadual João Caramez, que intermediou a reunião ao lado do assessor de gabinete da SDECT, André Falchi Bueno.

Em 2011, Prefeitura e Estado já haviam desenvolvido um curso de qualificação profissional a moradores de Itapevi e a intenção das esferas é ampliar o número de pessoas atendidas. “Naquela ocasião, 30 pessoas receberam diploma do curso de camareira, e estiveram aptas a serem absorvidas pelo mercado de trabalho na região. Vamos reforçar este trabalho em conjunto, de modo a permitir que mais pessoas tenham acesso a cursos como estes”, ressaltou Jaci Tadeu.

Durante o encontro, Quadrelli também apresentou ao prefeito detalhes a respeito do Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), uma ferramenta online que agiliza o processo de abertura de empresas por meio do site www.sil.sp.gov.br. “O cidadão obtém o Certificado de Licenciamento Integrado de todos os órgãos – Centro de Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros e Prefeitura – de uma vez em um curto espaço de tempo”, explicou o secretário.

Relacionados