Prefeitura de Itapevi visitou mais de 8,1 mil imóveis neste ano no combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Covid não é o único desafio enfrentado pela população. A Prefeitura de Itapevi segue firme no trabalho de controle do Aedes Aegypti no município. Desde o início do ano estão sendo intensificadas os controles em locais com grande quantidade de potenciais criadouros do mosquito, tais como: cemitério, ferro-velho, depósito de sucatas e reciclagem, que influenciam significativamente na dispersão do vetor aos imóveis no seu entorno.

De janeiro para cá, a Prefeitura realizou 5.222 ações de Bloqueio de Criadouro (BCC), 893 telagens, visitou 8.115 imóveis, realizou 48 bloqueios de nebulização, visitou 185 pontos estratégicos e atendeu 18 reclamações. Foram registrados 14 casos suspeitos e apenas um caso foi confirmado no bairro Monte Serrat.  

As equipes de agentes de endemias do setor de Controle de Vetores receberam capacitação em dezembro do ano passado para utilização de um novo inseticida, ainda mais forte e eficaz, que está ajudando no controle do mosquito. O treinamento da equipe foi realizado pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

As equipes de fiscalização permanecem nas ruas do município diariamente promovendo a eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses (Chikungunya e Zika) e também orientando a população para que se conscientizem sobre a doença e a necessidade de medidas de limpeza e eliminação de água parada em suas residências para evitar novos casos de dengue no município.

De acordo com o cronograma elaborado, o primeiro ponto estratégico a receber o tratamento foi a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, que ocorreu na última quinta-feira (25), tendo como objetivo controlar a população de mosquitos no local.

Nesta primeira fase, a aplicação do novo inseticida acontece até a quarta-feira (10), no Cemitério Municipal, no Jardim Julieta. Já foram realizados os serviços de aplicação em pontos estratégicos com foco do mosquito, como: Jardins Alabama e Jardim Briquet. Estão previstas ações de nebulização também no São Carlos e Monte Serrat nesta quarta (3) e quinta (4). Na sexta-feira (5), o Jardim Itaparica e uma área de reciclagem na Chácara Vitápolis recebem as ações de aplicação do inseticida. 

Relacionados