Prefeitura de Itapevi vai revitalizar área da Rotatória da Cohab

Após um longo processo de entendimentos entre a Prefeitura de Itapevi, o Ministério Público e os comerciantes, as edificações irregulares instaladas ao lado da praça Fioravanti Belli (Rotatória da Cohab) foram demolidas nesta terça-feira (22). A intervenção é parte do processo de revitalização da praça e das obras de canalização do rio Barueri-Mirim realizadas pela gestão do prefeito Jaci Tadeu.

Com a retirada das construções, a Prefeitura completará mais uma etapa do projeto de macrodrenagem, com a canalização de trecho do rio Barueri-Mirim. Após esta obra, deverão ser realizados os serviços de ampliação das faixas de trânsito nos entornos da praça, contribuindo para melhoria na circulação de veículos na região.

A ação foi elogiada por moradores. “Era um espaço mal estruturado que deixava a cidade com um aspecto negativo. Além disso, prejudicava o trânsito para quem vai pra região Santa Rita. Com a demolição, vai abrir mais o espaço, melhorando a circulação. Tenho certeza de que vai valer a pena”, comentou Celina Caetana da Silva, que vive há 12 anos na Vila Gióia e circula diariamente pela região.

Ao todo, 23 construções que eram utilizadas pelos comerciantes foram demolidas pela Prefeitura, por estarem em local de risco de acidentes e em área de preservação. Os empreendimentos foram alocados em um novo centro comercial construído na avenida Feres Nacif Chaluppe, em parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada.

O espaço é composto por lojas de serviços, alimentos, moto-peças, vestuário e bares, que agora estão em local adequado e sob as normas de segurança. “Possuo meu estabelecimento nessa área há 27 anos e desejava muito essa mudança. Hoje posso trabalhar e atender minha clientela de forma tranquila, pois estou em um local seguro e organizado”, destaca a comerciante Maria Aparecida dos Santos.

O prefeito Jaci Tadeu acompanhou as ações na terça-feira e falou a respeito dos projetos de melhorias para a região central de Itapevi. “Todas as ações que viabilizamos até aqui têm por objetivo valorizar e organizar o Centro, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da cidade, além de oferecer mais qualidade de vida aos moradores”, ressaltou.

Além da revitalização da praça Fioravanti Belli, a Prefeitura de Itapevi executou o alargamento de calçadas e recuperação das avenidas Cezário de Abreu e Rubens Caramez, bem como a construção do novo Terminal Municipal de Ônibus, que foi aberto ao público também nesta semana.

Relacionados