PREFEITURA DE ITAPEVI VAI ELABORAR PLANO DE SEGURANÇA URBANA

plano_segurana_urbanaPolítica municipal será implantada com base em diagnóstico realizado pela administração

A Prefeitura de Itapevi apresentará à população as bases para elaboração do Plano de Segurança Urbana Municipal. As informações serão divulgadas no encontro que reunirá autoridades municipais e regionais, no dia 21 de outubro (quarta-feira), no Espaço Cultural 930, a partir das 9h30.

O encontro, organizado pela Guarda Municipal de Itapevi, marcará o resultado do investimento feito com recursos angariados pela administração da prefeita Dra. Ruth Banholzer, junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). De acordo com a Guarda Municipal, o órgão vinculado ao Ministério da Justiça liberou um total de R$ 348.102,60 para, entre outros projetos, garantir a elaboração do diagnóstico.

“Foi licitada uma empresa especializada que, entre agosto de 2008 e outubro de 2009, efetuou uma série de pesquisas na cidade. O resultado obtido será nosso ponto de partida na elaboração do Plano de Segurança Urbana Municipal, a ser implementado em breve”, disse o comandante da Guarda Municipal, Kléber Ferreira Maruxo.

O Espaço Cultural 930 é localizado na rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 930 – Jardim Santa Rita e a entrada é gratuita.

PARCERIA

A Prefeitura de Itapevi e o Governo Federal têm atuado juntos em várias frentes de trabalho, visando trazer benefícios para o município. Em especial na questão da segurança pública, o município vem recebendo grandes investimentos por parte do Governo Lula. Por meio da adesão do município ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Itapevi foi contemplado com a liberação de cerca de R$ 1,3 milhão para implantação de projetos, como o Videomonitoramento e ações voltadas a jovens.

Com maior visibilidade e resultados imediatos, a implantação do videomonitoramento passou a operar em junho deste ano, atendendo às principais ruas e avenidas da cidade. O sistema é dotado de 25 câmeras, além de uma central operada por guardas municipais, agentes do Demutran e da Defesa Civil, coibindo infrações e delitos como furtos e roubos nos locais atendidos.

As ações direcionadas a adolescentes – PELC (Projeto de Educação, Lazer e Cultura) e Protejo (Programa de Proteção aos Jovens em Território Vulnerável) – têm objetivos em longo prazo, cultivando uma sociedade de paz, por meio de atividades dirigidas a centenas de jovens em situação de risco social. “Ações como estas contribuíram e vão contribuir ainda mais na concepção de uma cidade mais segura e mais tranquila, que é uma das nossas maiores metas”, disse a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Relacionados