Prefeitura de Itapevi segue promovendo ações de combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretária de Assistência Social e Cidadania, dá mais um importante passo no combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes, com mais um encontro de capacitação da Rede  para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), na tarde desta segunda-feira (18).

O evento aconteceu no Centro de Formação de Professores Anísio Spínola Teixeira, onde o coordenador do Núcleo de Família e Comunidade da PUC,  Prof. Dr. João Laurentino dos Santos, ministrou a palestra abordando os diferentes cenários do cotidiano com as demandas e os desafios durante a execução projeto. Com o propósito de intensificar a execução de estratégias de combate à exploração de crianças.

Ruth Gianezzi, secretária de Assistência Social e Cidadania, aponta que a rede PETI é um trabalho em conjunto (intersetorial) para a identificação das situações do cotidiano dessas famílias. “Dentro da Rede cada Secretaria colabora com a troca de experiência, com a assistência e iniciativas que melhoraram o processo de identificação e atendimento das crianças em situação de risco”, explica.

Foram pautados também o desenvolvimento humano e o acolhimento das famílias no intuito de ampliar as ações socioeducativas e de convivência. Os servidores ainda participaram de uma dinâmica para a assimilação do conteúdo teórico com a prática no dia a dia, baseado no fortalecimento do vínculo com os vulneráveis.

O professor e Dr. João Laurentino explica que os profissionais precisam orientar todos os membros da família e defende a intervenção por meio das Politicas Públicas de assistência social, bem como de proteção e de direito para o avanço na escolaridade.  “Os diversos serviços da Prefeitura e suas áreas do saber são necessários para a valorização das crianças e adolescentes”, pontua.

 

Relacionados