Prefeitura de Itapevi realizará o 1º Encontro de Práticas de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Trabalho_InfantiljpgA Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, vem desenvolvendo ações sócio-educativas que possibilitam o acesso de crianças do município à escola.

Em continuidade às diversas ações que foram realizadas nesse ano, no dia 26 irá acontecer no CEMEB Dra. Zilda Arns Neumann, o 1º Encontro de Práticas de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

O encontro contará com a participação dos municípios vizinhos de Itapevi, como Jandira, Carapicuíba, Barueri, Osasco e São Paulo para apresentação das ações realizadas em suas respectivas cidades. Segundo a Secretaria de Educação e Cultura, uma das principais práticas de trabalho infantil dessas regiões é a venda ambulante de mercadorias nos trens. Por conta disso foram convidados os municípios que têm estações ferroviárias.

Além de apresentações de práticas dos municípios, as escolas de Itapevi farão uma exposição de cataventos (símbolo do projeto) que ficarão nas próprias unidades representando a luta contra o trabalho infantil.

Desde 2008 são realizadas ações de prevenção ao trabalho infantil nas escolas municipais de Itapevi. “O projeto Criança Não Trabalha tem como objetivo apresentar e discutir as práticas realizadas na região, visando à formação e unificação das ações, para que juntos possamos conscientizar a população de tal situação e encontrar um caminho que possa diminuir a incidência da exploração do trabalho infantil”, explica a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Os municípios que também quiserem apresentar suas práticas de prevenção e erradicações do trabalho infantil deverão entrar em contato com a Secretaria de Educação e Cultura, até o dia 21 de outubro, encaminhando, via e-mail, um resumo de seu trabalho junto com a confirmação de sua participação. 

A Secretaria está localizada na rua Dimarães Antônio Sandei, 1103 – Vila Nova Itapevi, e o telefone para contato é o 4143-8400.

 

Relacionados