Prefeitura de Itapevi realiza mega operação conjunta de limpeza e manutenção na cidade

A Prefeitura de Itapevi iniciou uma série de atividades de limpeza e manutenção em diversos pontos da cidade, promovendo um trabalho conjunto entre as Secretarias de Planejamento e Gestão, Meio Ambiente, Receita, Trânsito e Transportes, Segurança e Infraestrutura e Serviços Urbanos.

O prefeito Jaci Tadeu salientou que o trabalho em conjunto das secretarias gera um resultado ainda mais eficaz. “Todas as equipes estão empenhadas, no intuito de manter a cidade mais limpa e aprazível à população. As pessoas já estão vendo as ações positivas, que serão mantidas e ampliadas”, afirmou Jaci Tadeu.

As equipes começaram os trabalhos na região central da cidade, onde executaram a limpeza das caixas coletoras de águas pluviais e bueiros no entorno da Rotatória da Cohab, estendendo-o para as galerias da av. Feres Nacif Chaluppe (Corredor Oeste).

O serviço também conta com a substituição de tampas das caixas que se encontram em mau estado, prevenindo acidentes e acúmulo de lixo que obstruam as passagens de água.

Nos canteiros do Corredor Oeste estão sendo realizadas a limpeza e a retirada de entulhos que foram descartados irregularmente no trecho. A medida proporciona mais visibilidade, segurança e facilidade no trajeto e impede o acúmulo de lixo e de poças d´água, evitando pragas como baratas e ratos e criadouros de mosquitos transmissores da dengue. A ação também será levada aos arredores do viaduto José dos Santos Novaes e outras vias.

A equipe está recebendo o auxílio do caminhão Cata-Bagulho, que potencializa o serviço de limpeza, recolhendo objetos inservíveis. O veículo já esteve pelos bairros Cidade Saúde, Jd. Dona Elvira, Vila Nova Itapevi, Jd. Portela, Cohab, Jd. Rainha, Jd. Itapevi e ruas do Centro.

Além da limpeza do entulho, também é feito o desassoreamento fluvial nos bairros Vila Dr. Cardoso, Jd. Vitápolis e Amador Bueno. A medida proporciona maior fluidez aos rios, impedindo que a água volte em dias de chuvas muito fortes.

Outro serviço que está em andamento é a de poda de árvores e capinagem de canteiros e praças, seguindo um cronograma de atuação também do centro para os bairros.

Até o momento, receberam o serviço os canteiros em torno do Pronto-Socorro Municipal e SAMU, do viaduto José dos Santos Novaes, do terminal rodoviário, da estação ferroviária e da passarela sobre a linha férrea, na Cidade Saúde.

As praças 18 de Fevereiro, Domingos de Moraes, Praça da Bíblia, João XXIII, Jose Chiovetto e Praça Rotary já receberam manutenção, enquanto as praças Irmão Francisco (Cristo Redentor), João Moneyour, Carlos de Castro, e demais situadas nos bairros, serão alcançadas pelo serviço nos próximos dias.

Outra atividade em andamento é a retirada de veículos abandonados das ruas da cidade, que atrapalham o trânsito nas ruas do município e acumulam lixo, principalmente aqueles que se encontram em estado de deterioração. Os veículos são levados para o pátio de apreensão, no bairro das Quatro Encruzilhadas.

A equipe do Demutran também está promovendo nova pintura de sinalização de trânsito, de acordo com cronograma. O serviço já ocorreu na rotatória da Cohab e no cruzamento da av. Rubens Caramez com a rua Joaquim Nunes, e será realizado em outras vias. Outra equipe também está nas ruas realizando a aplicação de redutores de velocidade. 

Relacionados