Prefeitura de Itapevi realiza conferência para discussão e aprovação do Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, nos dias 19 e 20 de agosto irá promover no município a Conferência do Plano Municipal de Educação (PME).

O encontro, iniciado na manhã desta quarta-feira (19), realizado nas dependências do Centro de Formação de Professores Anísio Spínola Teixeira, tem como principal objetivo discutir, propor e votar o texto final do documento base do PMEI que traz as metas educacionais para o município desenvolver durante os próximos 10 anos (2015/2025).

De acordo com exigência da Lei Federal 13.005/2014, responsável pela instituição do Plano Nacional de Educação (PNE), todos os estados e municípios deverão promulgar seus respectivos planos.

Em atendimento ao princípio de que a formulação deste plano seja realizada democraticamente, as ações de planejamento e organização para a aprovação do documento final do PMEI estão sendo desenvolvidas por uma comissão criada por meio de Portaria Municipal, formada por representantes dos segmentos envolvidos na educação. 

Durante os dois dias, serão discutidas e analisadas o quadro da educação em nível municipal, bem como as demandas e as ações que deverão ser desenvolvidas para o próximo decênio, abrangendo todos os níveis, etapas e modalidades de ensino das redes municipal, estadual, federal e privada, que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

A secretária de Educação, Lilian Braga, ao iniciar os trabalhos do dia e dar as boas vindas aos participantes, frisou que o Plano Municipal de Educação é o caminho para a construção de políticas públicas educacionais eficientes, articuladas entre os governos e a sociedade, destacando que esta é uma forma responsável de tratar a educação e buscar melhoria na qualidade do ensino.  “Hoje é um momento histórico e de muita responsabilidade para todos nós, pois estamos discutindo a organização política educacional do município dos próximos 10 anos”, finalizou a secretária Lilian, ao lado dos vereadores Alexandre Rodrigues e Camila Godoi, que também saudaram os participantes e declaram o apoio da Câmara de Itapevi à elaboração do PMEI.

De acordo com a Secretaria de Educação, após a conferência, será realizada no dia 24 de agosto, uma plenária na qual irá reunir todos os conselhos municipais ligados à educação para a leitura do documento final que deverá ser encaminhado ao prefeito e, posteriormente, à Câmara Municipal de Itapevi, no início de setembro, para aprovação.

Relacionados