Prefeitura de Itapevi realiza ações de conscientização e combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Itapevi realiza, na sexta-feira (6), ações de conscientização e combate à violência contra a mulher, na estação Itapevi da CPTM, das 10h às 16h. A iniciativa celebra os 15 anos de aniversário da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), promulgada em 7 de agosto de 2006, que criou mecanismos efetivos de combate à violência contra as mulheres estabelecendo medidas de prevenção, assistência e proteção às vítimas em situação de violência doméstica.

Durante o evento, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania estarão distribuindo folhetos informativos e orientando as pessoas sobre como devem proceder caso sofram ou presenciem um ato de violência doméstica.

A ação conta com a parceria da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi.

Combate e punição

Em Itapevi, a proteção à mulher vítima de violência doméstica é levada a sério e conta com uma ampla rede de prevenção, assistência e repressão a este crime.

A Equipe Guardiã Maria da Penha foi exclusivamente treinada pelo Ministério Público, para atender e assistir às mulheres vítimas desta violência. O programa é uma parceria entre Prefeitura, Ministério Público e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que atua tanto na prevenção quanto na repressão de crimes contra a mulher, crianças e adolescentes.

O atendimento Social também é fundamental para garantir a rede de apoio. Por isso, a Prefeitura mantém equipes treinadas dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para identificar ocorrências, prevenir riscos e também promover ações que estimulam a autoestima da mulher e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) orienta e oferece acompanhamento psicológico e social, fazendo, quando necessário, o encaminhamento das vítimas à Casa Abrigo, mantida pelo CIOESTE, consórcio de municípios da região.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) é outro importante elo desta rede de proteção, realizando acompanhamento médico e psicológico para as vítimas.

Por fim, o acompanhamento jurídico oferecido no Resolve Fácil, pela OAB, oferece o suporte jurídico que auxilia e orienta sobre guarda dos filhos, divórcio, pensão alimentícia e medidas protetivas para assegurar direitos e proteção às vítimas.

Como denunciar

Atendimento 24h

Disque 180

Polícia Militar 190

Guarda Municipal 199

Viatura Guardiã Maria da Penha

Rede de Apoio

(de segunda a sexta-feira)

Delegacia de Defesa da Mulher

Rod. Eng. Renê Benedito da Silva, 920, Santa Rita

Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM)

Av. José Michelotti, 194, Cidade Saúde

Centros de Referência de Assistência Social – CRAS

CRAS Vila Aurora

Rua Américo Valentim Christianini, 420

CRAS Jardim Maristel

Pedro Paulino, 825 – Cohab 1

CRAS Vila Dr. Cardoso

Rua Rosângela Mariano Limas, 266

CRAS Amador Bueno 

Rua Francisco Rodrigues Paes, 49, Amador Bueno 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

Rua Brasilia de Abreu Alves nº65

Vila Nova Itapevi

OAB – Resolve Fácil

José Michelotti, 347 – Cidade da Saúde, Itapevi

Relacionados