Jandira terá uma base do Corpo de Bombeiros Voluntários a partir da próxima semana

A Prefeitura de Jandira anuncia a implantação de uma base do Corpo de Bombeiros voluntário, que estará localizada em anexo à Escola Municipal Moisés Cândido Vieira. 

A inauguração será realizada no próximo domingo, dia 01 de Agosto, às 11:00, e portanto, a base estará em pleno funcionamento a partir da próxima segunda-feira, sendo seu funcionamento 24 horas por dia de domingo a domingo.

De acordo com Comandante Geral do Corpo de Bombeiros voluntários de Jandira Moisés Felipe:

“Aqui no município nossa função será apoiar órgãos públicos como a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e o SAMU”

Ainda de acordo com o Comandante, este apoio será de suma importância, haja vista que o Corpo de Bombeiros Militar mais próximo de Jandira, está localizado em Barueri.

Esta iniciativa nasceu de quatro bombeiros voluntários que atuam em outras regiões, sendo dois deles moradores de Jandira, que apresentaram o projeto para o Prefeito da cidade e, foram contemplados com uma estrutura adequada para o desenvolvimento deste importante trabalho. 

Atualmente a base de Jandira iniciará com 30 bombeiros voluntários, sendo  1 comandante, 1 Subcomandante, 1 Comandante de unidade e 1 Subcomandante de unidade. 

De acordo com o Comandante da base de Jandira, entre os integrantes da corporação, alguns possuem experiência militar e outros atuam em outras áreas como enfermagem e segurança do trabalho, no entanto, todos eles passaram por no mínimo um curso de 800 horas, com duração de um ano, que trabalhou questões como:

  • Primeiros Socorros;
  • D.E.A. (Desfibrilador Externo Automático); 
  • P.C.I. (Prevenção e Combate a Incêndio); 
  •  P.A.E. (Plano de Ação de Emergência);
  • NR 33 (Espaço Confinado);
  • Produtos Perigosos;
  • Normas ABNT, NBR´s, NR´s, IT´s, Leis;
  • Segurança em Elevadores;

Além dos tópicos acima descritos, outros cursos ofertados pelo Corpo de Bombeiros Militar, são realizados pelos integrantes, para que estes ajam de acordo com as diretrizes mais atualizadas para cada tipo de ocorrência.

Por fim, existe um estudo para implantação de mais uma base do Corpo de Bombeiros Voluntário na cidade e, também o desenvolvimento, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, da formação de Bombeiros mirins e juvenis.

Relacionados