PREFEITURA DE ITAPEVI MANTÉM PROJOVEM ADOLESCENTE EM 2010

Projovem1Unidades do CRAS realizam novos encontros com os jovens para formação dos coletivos

Considerado um dos projetos de maior sucesso em 2008 e 2009, o ProJovem Adolescente será mantido este ano em Itapevi. Segundo a prefeita Dra. Ruth Banholzer, assim como ocorreu nos últimos anos, estão sendo formados novos coletivos de 25 adolescentes num total de 375. Estes jovens pertencem às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou que estejam em situação de risco social.

“Nosso jovem tem qualidades incríveis, como potencial e determinação. Nunca desistiremos de apostar nele, pois é na juventude que está o futuro de Itapevi. Portanto, acredito que projetos assim são um grande incentivo para o desenvolvimento social dessa importante parcela da população”, afirmou, nessa segunda-feira (18), Dra. Ruth.

Durante os dias 14 e 15, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania elaborou o planejamento das primeiras atividades a ser desenvolvidas este ano. Com o objetivo de já instituir as novas turmas que participarão do ProJovem Adolescente, neste momento, a Prefeitura volta sua atenção à etapa do chamado “acolhimento”, quando o projeto é apresentado aos adolescentes. No dia 22 de fevereiro, inclusive, serão realizados novos encontros com os jovens nas quatro unidades do CRAS, formando, assim os coletivos que darão seqüência ao programa.

O ProJovem Adolescente é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Itapevi em parceria com o Governo Federal. Implantado no município desde julho de 2008, o programa alcançou nos últimos dois anos 375 adolescentes, chamando a atenção de outras cidades da região Oeste. Por meio de diversas atividades, os integrantes do ProJovem Adolescente têm a oportunidade de obter contato com temas como a Convivência Social, a Participação Cidadã e o Mundo do Trabalho. “Todos aprendem aprender sobre direitos humanos, cultura, trabalho, meio ambiente, saúde, esporte e lazer de forma interativa, além de participarem de eventos e ações das Secretarias e passeios culturais e lúdicos, o que contribui muito para a socialização e o desenvolvimento”, explica Dra. Ruth.

As atividades acontecem em coletivos de 25 jovens cada, distribuídos nos quatro CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) implantados nos bairros de Amador Bueno, Jardim Paulista, Vila Dr. Cardoso e Vila Aurora. Todo o projeto recebe o acompanhamento de Assistente Sociais, psicólogos e orientadores sociais devidamente capacitados.

A carga horária total é de 1,2 mil horas, distribuídas em dois ciclos anuais, num período de 02 anos. Participe, procure o CRAS mais próximo de sua residência.

 

Relacionados