Prefeitura de Itapevi irá implantar Projeto Circo Escola

Assinatura de autorização do projeto acontece na próxima quarta-feira (28) no Teatro Municipal e faz parte das 65 ações do aniversário da cidade

A Prefeitura de Itapevi realiza nesta quarta-feira (28) a assinatura de autorização do Projeto Circo Escola em Itapevi. A solenidade acontece às 19h no Teatro Municipal (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro) e faz parte das 65 ações em comemoração ao aniversário da cidade.

O intuito é estimular a arte do circo para interessados e formar novos profissionais para atuarem na área. A previsão é de que a iniciativa comece a funcionar no segundo semestre de 2024.

O evento de assinatura será marcado por apresentações circenses com alunos da Escola Livre de Circo e convidados do Circo Spacial. Com recepção em música ambiente, haverá apresentação de contorcionistas, um trio acrobático, palhaços, malabarista e tecidista acrobático, no formato de “pocket show”.

“Nosso objetivo é estimular a cultura de forma original e autêntica em Itapevi. Queremos dar suporte aos nossos artistas de forma séria e responsável para que possam desenvolver suas habilidades e, ao mesmo tempo, formar novos profissionais”, avalia o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos).

O vice-prefeito Marcos Godoy, o Teco (PSD), ressalta que muitos artistas têm pedido um reforço e estímulo junto às produções circenses. “O que queremos é dar espaço e valorização aos expressivos e talentosos artistas com estas características e paixões”, completa.

Como será

O novo programa prevê a construção de uma grande tenda lona no tamanho de 1.200 metros quadrados que será montada no Parque Suburbano para atender 500 alunos, com aulas de todas as artes circenses, como palhaçaria, acrobacia e malabarismo.

O terreno onde abrigará a escola do maior espetáculo da terra está localizado na Avenida Rubens Caramez, 1000, ao lado da Fatec. Pelo projeto, o espaço deverá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 13h.

A expectativa é de os cursos sejam ministrados por oito professores, inicialmente. Além das atividades típicas circenses, a escola oferecerá modalidades aéreas . Entre elas, estarão tecido acrobático, lira, trapézio fixo, corda lisa. Também haverá as partes de solo malabares (clavas, bolinhas e aros), de equilíbrio (arame, bola e rola), as acrobacias de solo (cama elástica, mini tramp).

A idade mínima para participar será a partir de 4 anos. Não haverá limite máximo de faixa etária.

Relacionados