Prefeitura de Itapevi abre inscrições para o Programa Conexão Jovem.

Inscricoes_Conexao_JovemNessa segunda-feira (28), foram abertas as inscrições para o Programa Conexão Jovem, desenvolvido pela Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, com o objetivo de possibilitar estágios em setores públicos a adolescentes que tenham idades entre 15 e 18 anos e que estudem em escolas públicas.

Criado em 2009, durante a gestão da ex-prefeita Dra. Ruth Banholzer, o Conexão Jovem proporciona aos jovens a oportunidade de passar por cursos de capacitação e receber uma bolsa-auxílio no valor de um salário-mínimo mensal, além das oportunidades de estágios em escolas municipais ou outros departamentos da Prefeitura.

Este ano, foram disponibilizadas pela Prefeitura 220 vagas. A novidade é a mudança no critério de avaliação da prova escrita, que deixou de ser de caráter eliminatório para ser de caráter classificatório. Além disso, de acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, os jovens que se inscreverem no processo seletivo e não forem classificados também poderão participar do curso de formação ministrado pela pasta, sendo, posteriormente, encaminhados para o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Segundo o edital completo do processo seletivo, publicado na edição 212 do Diário Oficial do Município e que também já se encontra disponível no site oficial da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br), a realização da Prova Escrita está prevista para o dia 10 de março. A prova será composta de 30 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e cinco de Raciocínio Lógico.

Para o prefeito Jaci Tadeu, o Conexão Jovem tem sido uma grande oportunidade para centenas de jovens de adquirir experiência e ingressar no mercado de trabalho. “O programa vem representando uma excelente oportunidade para a profissionalização de adolescentes em Itapevi. Desde sua criação, centenas de pessoas já passaram por ele e a experiência que adquiriram nos estágios os auxiliou a escolherem que profissão seguir ou até mesmo a conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Isso é reconhecido pela população”, comenta o prefeito.

Entre as atribuições do cargo de estagiário do Conexão Jovem estão a de participar de encontros de formação do programa, analisar, conferir e arquivar documentos, atualizar e alimentar informações em banco de dados, auxiliar no registro e documentação de eventos, atender ao público pessoalmente ou por telefone, auxiliar nas atividades em classe junto aos professores, coordenadores e diretores e elaborar relatório mensal sobre as atividades desenvolvidas.

Os interessados em participar do processo seletivo devem se dirigir à Secretaria de Educação e Cultura – situada à rua Dimarães Antonio Sandei, 123, Vila Nova Itapevi -, entre as 8h e às 17 horas, munidos de originais e cópias do documento de identificação (RG), CPF, declaração escolar que comprove estar matriculado no Ensino Médio Regular ou Técnico de Instituição Pública de Ensino. Para quem preferir se inscrever pela Internet, através do site www.shdias.com.br, o prazo se estende até o dia 17 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 18,50.

Relacionados