Prefeitura de Carapicuíba disponibiliza cardápio on-line da alimentação escolar

A Secretaria da Educação de Carapicuíba, através do Departamento de Alimentação Escolar (Depae), disponibiliza aos munícipes no portal da Prefeitura (www.carapicuiba.sp.gov.br), o “Cardápio on-line” (Cardápio Escolar). A página facilita o acesso de toda população ao cardápio diário das refeições distribuídas nas escolas da rede de ensino.

Para realizar o acesso, basta entrar na página da Prefeitura e clicar no ícone Cardápio on-line. Lá constam todos os alimentos, bem como seus acompanhamentos, com os dias da semana a serem distribuídos. Os cardápios estão disponíveis de acordo com a fase escolar: Berçário I, Berçário II, Maternal, Maternal Parcial, Emei e Emef.

Elaboração

Elaborados pela equipe de nutrição da Secretaria, os cardápios são formulados de acordo com cada faixa etária, priorizando alimentos in naturae frescos, que tem como objetivo suprir as necessidades nutricionais dos alunos.

Diariamente são distribuídas refeições aos alunos da rede municipal, nos ensinos infantil e fundamental. Os pratos incluem carnes, legumes, verduras e frutas, numa alimentação equilibrada em nutrientes, auxiliando o crescimento e o desenvolvimento das crianças.

Segundo a nutricionista responsável técnica, Eimy Oliveira, a qualidade na alimentação escolar também está vinculada ao trabalho constante de fiscalização junto aos fornecedores, que passam periodicamente pela análise da procedência de seus produtos, qualidade nutricional, conservação e transporte.

Cardápio Especial

Ainda preocupada com o bem-estar dos alunos, a Prefeitura de Carapicuíba, mantém e prepara um cardápio adaptado para crianças que apresentam restrições alimentares nas diversas patologias.

Diante do laudo médico apresentado à direção da escola, a equipe de nutrição atende estudantes com intolerância à lactose; alergia a proteína do leite de vaca; colesterol elevado; diabetes; intolerância ao glúten, alergia a corantes e ovos; obesidade e refluxo. Para seguir as substituições no momento das refeições, os alimentos utilizados são sucos de soja, achocolatados dietéticos, leite desnatado, suco de soja, biscoitos sem lactose e glúten, adoçante natural e fórmulas infantis especializadas.

Valorização do profissional

Para a secretária da Educação, Jônia Viana, os cozinheiros são parte fundamental no processo da alimentação escolar e por isso recebem um olhar especial. “Os manipuladores de alimentos participaram de capacitação. E mais uma entenderam a importância e o impacto de seu trabalho na vida das crianças. Ganhando o comprometimento dos profissionais, garantimos a qualidade do alimento, desde o seu preparo até a refeição servida. Com isto teremos uma criança segura, preparada para o aprendizado e o crescimento intelectual e físico na unidade escolar”.

Importante

Vale lembrar que alguns alimentos do cardápio podem ser substituídos devido à sua sazonalidade, ou ainda por conta de imprevistos junto a fornecedores. A substituição será realizada por produtos do mesmo valor nutricional.

 

Relacionados