Prefeitura amplia número de guardas municipais em Itapevi

Prefeitura__guardas_municipaisReduzir o índice de criminalidade na cidade, bem como oferecer segurança aos moradores de Itapevi, apoiando as forças estaduais de segurança pública, vem sendo uma marca na administração municipal.

Prova disso são os diversos investimentos injetados na Secretaria Municipal de Segurança visando à ampliação e qualificação do efetivo da Guarda Municipal.

Nesta quarta-feira (10), em uma cerimônia na Secretaria de Segurança de Itapevi, a corporação recebeu 13 novos guardas que tomaram posse de seus cargos e começaram a realizar o Curso de Formação. Na ocasião, outros 10 agentes da cidade de Mairinque também iniciaram o Curso, que é mantido pela administração municipal de Itapevi.

Serão 5 meses para se tornarem, efetivamente, guardas municipais, sendo 3 meses de aulas teóricas e práticas, além de mais 2 meses de estágio dentro do município. Passado esse período, os 13 alunos itapevienses se juntam aos guardas que já atuam na cidade, formando um total de 249 agentes municipais de segurança.

Durante a cerimônia, o secretário de Segurança, Kleber Maruxo, explicou aos aspirantes todo o processo de treinamento, além de pontuar a importância do comprometimento para ser um integrante efetivo da guarda. “Nossa instituição está em funcionamento há mais de uma década, e por isso vocês, novos alunos, precisam se adaptar ao ritmo. Serão vários meses com atividades intensas que garantirão a formação devida para integrá-los ao nosso quadro de guardas”, explicou Maruxo.  

A expectativa da Secretaria de Segurança é de que até o final deste ano sejam abertas em torno de 50 vagas em concurso público para o cargo de Guarda Municipal. Isso fará com que o quadro da corporação alcance o número de 300 agentes formados até o primeiro semestre de 2014.

Estrutura

A Guarda de Itapevi está cada vez mais equipada e pronta para oferecer serviços de qualidade aos moradores. O efetivo municipal está apto a atender às ocorrências, estando equipado com 42 veículos (englobando automóveis e motocicletas); 200 armas (entre revólveres e pistolas) e coletes balísticos; duas bases comunitárias (uma em Amador Bueno e outra no Cardoso), além da base fixa no bairro Refúgio dos Pinheiros.

A corporação conta ainda com o sistema de videomonitoramento – dotado de 30 câmeras espalhadas pelas principais ruas e avenidas do município –; com os destacamentos do Canil, de Trânsito e Ambiental; e mantém o telefone 199 (ligação gratuita, 24 horas por dia) para solicitação de serviços. 

Relacionados