Prefeitos do CIOESTE debatem saúde pública com ministro Arthur Chioro

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi recebido pelos prefeitos de cidades vinculadas ao Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE), na tarde de sexta-feira (16), em Osasco. Dentre os assuntos discutidos pelas autoridades estiveram os investimentos na saúde pública no âmbito da região e do papel dos entes federativos na gestão do setor.

O encontro faz parte da Câmara Técnica de Saúde, que tem a finalidade de discutir as políticas públicas de saúde na competência regional, e que é formado pelos secretários de saúde dos municípios consorciados.

O ministro discorreu sobre os programas em andamento, como o Mais Médicos, que garantiu a disponibilização de 197 profissionais às cidades da região, sendo 23 somente para Itapevi. Além disso, destacou a implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que vão estender os serviços de urgência nos municípios. Em Itapevi, a unidade já está em construção na região da Vila Santa Rita, podendo estar pronta ainda neste ano.

Sobre outro recurso que o Programa traz para a região, o ministro informou que o Ministério da Educação deverá realizar uma visita técnica à Osasco para consolidar a instalação da Faculdade de Medicina no município. Segundo ele, a faculdade irá beneficiar toda a região, pois possibilitará que os alunos façam estágio nas unidades de saúde das cidades que integram o Consórcio.

Para o prefeito Jaci Tadeu, a audiência com o ministro Arthur Chioro reforça a importância da união dos esforços para resolução das questões inerentes aos municípios. “Criamos o consórcio para colocar em prática ações que atendam às demandas da nossa população. A participação do ministro da Saúde apenas consagra um modelo que já nasceu vencedor e que vai colher excelentes frutos em breve”, comentou Jaci Tadeu.

A reunião contou com a participação do presidente do CIOESTE e prefeito de Carapicuíba, Sérgio Ribeiro, e dos prefeitos Geraldo Teotônio (Jandira), Jorge Lapas (Osasco), Elvis Cezar (Santana de Parnaíba), Gregório Maglio (Pirapora de Bom Jesus), do vice-prefeito, Jaques Munhoz (Barueri), o deputado estadual, Marcos Martins, dentre outras autoridades.

 

Relacionados