Prefeito de Osasco apresenta Plano Plurianual em sessão ordinária na Câmara

A Câmara de Osasco recebeu a visita do Prefeito Rogério Lins durante a 42ª Sessão Ordinária de 2017, realizada na última terça-feira (8). Desta vez, o Vereador Ribamar foi quem presidiu a sessão, pois o Presidente Vereador Dr. Elissandro Lindoso precisou se ausentar devido à uma emergência com o seu filho.

Ao lado de Lins, outras autoridades municipais também participaram da sessão: Gelso de Lima (Secretário de Governo); Dulce Helena Cazzuni (Secretária de Planejamento e Gestão); Elza de Oliveira (Chefe de Gabinete do Prefeito); Carlos Piteri (Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana); além dos ex-Vereadores Sebastião Bognar e Vrejhi Sanazar.

Logo no início, o Prefeito foi à tribuna e apresentou o Projeto de Lei nº 252/2017, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) do Município de Osasco para o quadriênio compreendido entre 2018 e 2021. O documento foi protocolizado na Câmara no último dia 31 de julho. “O Plano Plurianual é uma das principais ferramentas que, juntamente com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual), balizam as ações do nosso governo”, explica Lins.

O PPA engloba assuntos relacionados à saúde e segurança pública, educação, e também a planos e programas aprovados em legislaturas anteriores, como Viver Sem Limites e Juventude Viva. “São mais de 140 ações em mais de 35 programas que estão sendo apresentados neste PPA”, ressalta o Prefeito.

Durante o seu discurso, Lins destaca algumas ações referentes à saúde, entre elas: alteração no formato de atendimento da UPA do Jardim Conceição e da UPA da Vila Menck, que passarão a ter atendimento humanizado e controlado por OS (Ordem de Serviço). “Nós estamos investindo e concentrando um esforço diferenciado para melhorar o atendimento na região central, porém está sobrecarregado. Nós acreditamos que as unidades de saúde localizadas nas extremidades da cidade podem também atender melhor. Então, o formato de OS será implantado primeiramente nestes dois bairros, um na zona Sul e o outro na zona Norte, e depois o atendimento diferenciado será expandido para outras unidades de saúde “, explica o Prefeito. Além disso, “hospital de retaguarda com 40 novos leitos no segundo andar do Pronto Socorro do Jardim D´Abril, contratação de novos profissionais, equipamentos de saúde reformulados também estão incluídos no PPA”.

No que diz respeito à segurança pública, o Prefeito destaca a implantação de novas tecnologias: “A gente vai inaugurar ainda neste ano uma central de monitoramento integrado para controlar e oferecer segurança e melhorar a fluidez para o trânsito da cidade. Haverá câmeras com sistemas inteligentes que disparam sinais de alerta para que a polícia civil e a guarda civil municipal possam atuar rapidamente e energicamente.”

Enquanto que, entre as novas ações para a área da educação, Lins cita: redução do déficit de vagas em creches, valorização dos professores, e a construção do Mundo da Criança. “Nós vamos ter um grande equipamento público na zona Norte, que vai atender entre 800 e 900 crianças com vagas em creche. Será um espaço diferenciado, com amplo espaço de recriação e orientação psicológica, e gerenciado por uma organização social, selecionada por meio de critérios legais”, salienta.

Relacionados