Prefeita Dra. Ruth assina termo de adesão para implantação de uma creche estadual em Itapevi

Ruth_assina_Termo2Graças ao empenho da prefeita Dra. Ruth Banholzer, Itapevi poderá contar, em breve, com uma escola de educação infantil e creche estadual, proveniente do programa “Ação Educacional/Estado|/Educação Infantil” também chamado de “Creche Escola”, para atender inúmeras crianças da cidade.

O termo de adesão foi assinado por Dra. Ruth e pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, nessa terça-feira (10), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, realizada no Teatro Municipal de Osasco.

De acordo com os termos da parceria entre Estado e Município, a Prefeitura deverá indicar uma área de no mínimo dois mil m² para implantação do projeto. A construção, gestão e manutenção da unidade ficarão sob responsabilidade do Estado. Neste momento, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura faz um amplo levantamento de áreas que se enquadrem nas exigências e que estejam disponíveis para ser utilizadas.

“Existe uma grande demanda por novas creches e, para atender nossos munícipes, buscamos apoio de outras esferas de governo. Assim como fizemos para obter uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), agora estamos fechando parceria com o Governo do Estado para que nossa cidade seja contemplada com uma creche”, comentou Dra. Ruth.

Em outubro do ano passado, ao tomar conhecimento sobre o futuro lançamento do programa, Dra. Ruth imediatamente protocolou um ofício destinado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social manifestando interesse de que Itapevi fosse contemplada com uma unidade. Graças a esta iniciativa, a implantação da creche deverá ser apenas uma questão de tempo.


Além da futura unidade estadual, a administração Dra. Ruth – Jaci Tadeu já iniciou a construção de outras três creches, sendo duas no Parque Wey e uma no Jardim Alabama. As construções provêm de investimentos buscados pela Prefeitura junto ao Governo Federal, por meio do Programa ProInfancia, e pelo convênio firmado com Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Rodrigo__Garcia_1_de_1

Outros projetos para implantação de mais sete creches já foram enviados a Brasília e encontram-se sob análise do Governo Federal que, se aprovados, atenderão os bairros Cohab (que deverá receber duas unidades), Jardim Santa Rita, Jardim Rosemeire, Jardim Itaparica, Parque Suburbano e Vila da Paz.

 A ampliação do atendimento oferecido à população de Itapevi nas creches e berçários municipais tem sido uma das marcas da atual administração. De acordo com um levantamento da Secretaria de Educação e Cultura, em sete anos de governo, o número de crianças matriculadas nas unidades cresceu 316%. Somente em 2011, cerca de 1900 crianças, com idades entre seis meses e três anos, estavam matriculados nas creches e maternais da Prefeitura.


 


Relacionados