Prefeita Dra. Ruth assina adesão de Itapevi ao Projeto Estrada para a Cidadania

Lancamento_Estrada_CidadaniaPor mais um ano, as escolas municipais de Itapevi participarão das atividades do Projeto Estrada para a Cidadania, mantido pela CCR-ViaOeste.

A prefeita Dra. Ruth Banholzer assinou o termo de adesão ao projeto, durante lançamento da ação nesta quinta-feira (12), na sede da ViaOeste, em Barueri. O programa prevê a participação de alunos de 4.º e 5.º ano de Ensino Fundamental de escolas municipais em atividades de educação ambiental e de trânsito.

“É um projeto de grande sucesso entre nossos estudantes e que contribui para a formação de uma nova geração de pedestres e motoristas responsáveis no dia-a-dia do trânsito e preocupados com a preservação dos recursos naturais. Participar desta importante ação enriquece ainda mais os conteúdos oferecidos aos alunos de 4.º e 5.º ano de nossas escolas”, comentou a prefeita.

O programa conta com material didático completamente exclusivo e leva em consideração a transversalidade das matérias, ou seja, busca inserir a Educação para o Trânsito e Meio Ambiente em diversas disciplinas. Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, todo o material também é produzido em Braille. O conteúdo é constantemente atualizado, de acordo com a evolução da linguagem, das leis de trânsito, dos conceitos de Meio Ambiente e das dicas de cidadania.

Para facilitar a assimilação do Programa Estrada para a Cidadania pelas escolas, são realizadas oficinas pedagógicas aos professores participantes com o apoio de pedagogos. As aulas são semanais e algumas das atividades envolvem também familiares, com exercícios que precisam ser feitos em casa, atividade que multiplica o número de pessoas impactadas pelo projeto. Além das aulas em sala, as crianças participam de atividades complementares, que contribuem para a formação integral. O Programa promove ainda o concurso Arte nas Estradas, onde são premiados os melhores desenhos sobre o tema Meio Ambiente.

Segundo a CCR-ViaOeste, 15 municípios – incluindo Itapevi – que são atendidos pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares participam do projeto. “Nosso compromisso com este programa é imenso e objetiva a formação da criança e a multiplicação das informações sobre a educação no trânsito, dentro e fora da sala de aula”, destacou o presidente da CCR-ViaOeste, Maurício Negrão, que destaca que mais de 1,6 milhão de estudantes já participaram do projeto.

Relacionados