Um policial militar da 3ª Cia do 33º BPM/M foi assassinado em um ataque, no bairro de Tijuco Preto, Caucaia do Alto, na noite de segunda-feira. Dois guardas civis foram atingidos e levados ao Hospital de Cotia.
O PM Cleberson Toledo, de 32 anos, que era instrutor do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) foi atingido na cabeça. Ele estava à paisana e havia parado em um posto de combustível para abastecer seu carro, quando aproveitou para cumprimentar dois amigos da Guarda Civil.
Segundo a polícia, a ação aconteceu por volta das 22 horas, quando cerca de 10 criminosos, fortemente armados, chegaram disparando contra o carro da GCM que estava parado no posto. O veículo da guarda foi alvejado por mais de 20 tiros de espingarda, fuzis e pistolas. Os guardas revidaram, houve tiroteio e cerca de 40 tiros foram disparados.
Os criminosos fugiram após o ataque. A polícia trabalha com a possibilidade da ação ter sido motivada como retaliação a uma prisão feita pela Guarda Civil de Cotia há alguns dias.
Pouco depois do ataque, os policiais encontraram dois dos carros utilizados no crime. Em um deles tinha cápsulas de tiros deflagrados e cartucho de munição. Ainda segundo informações da polícia, um dos suspeitos de ter participado da ação, D.S, trocou tiros com a polícia, e acabou sendo morto no bairro Jardim Sandra. Já o outro possível integrante do bando, identificado como S.N.F, foi preso próximo ao local do ataque.
Durante toda à madrugada, peritos trabalharam no local. Eles marcaram o lugar onde as cápsulas ficaram espalhadas e recolheram algumas para análise. Imagens das câmeras de vigilância foram recolhidas e serão analisadas.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os dois guardas civis continuam internados, Jucinei Souza Oliveira passou por cirurgia, mas está na UTI em estado grave. Já Anísio Vieira de Jesus também passou por procedimento cirúrgicos, e seu quadro de saúde é considerado bom.
O corpo do PM Clebersom Toledo foi enterrado ontem, às 16h30 no cemitério Memorial, em Vargem Grande.