Polícia indicia Aquino pelo assassinato de Braz Paschoalin

Aquino_MandanteA Polícia Civil indiciou ontem o ex-secretário de Habitação de Jandira, Wanderley Lemes de Aquino, como mandante do assassinato do prefeito Braz Paschoalin (PSDB).

Aquino foi indiciado por homicídio triplamente qualificado e por tentativa de homicídio. Ele teria pago R$600 mil para que matadores de aluguel cometessem o assassinato.

Aquino está detido desde o dia 16 de dezembro, na Cadeia Pública de Carapicuíba. Segundo as investigações da polícia, o ex-secretário não só planejou a morte do prefeito, como também comandava um “forte esquema” de corrupção dentro da administração municipal. Ainda de acordo com as investigações, o crime teria sido motivado porque Aquino desejava ter mais controle sobre o Orçamento da prefeitura.

O indiciamento não significa o término das investigações e novas prisões  pode ocorrer nos próximos dias. Dentre os envolvidos procurados está o ex-PM, Robson Lobo, foragido desde o dia 4 de janeiro, data em que a Justiça acatou o mandado de prisão temporária. Lobo foi flagrado por câmeras de segurança de Jandira contando maços de dinheiro, na noite anterior ao crime.

O prefeito Braz Paschoalin foi executado com 11 tiros em uma emboscada quando chegava à sede de uma rádio, no Jardim Mirante, no dia 10 de dezembro. O motorista, Wellington Martins, o Geleia, continua internado em um Hospital de São Paulo em estado grave.

Além do ex-secretário, outros três suspeitos já foram indiciados por envolvimento no crime. Entre eles estão Adilson e Lazaro, dupla detida horas após o crime com vestígios de pólvora nas mãos, e Lauro de Souza, que foi preso no dia 22 de dezembro e confessou ter dirigido um dos carros que serviu para fuga dos criminosos. O trio também foi indiciado por homicídio triplamente qualificado e tentativa de homicídio. Outros três suspeitos também estão detidos.

 

Mansão e Cheques

Além do indiciamento de Aquino, a polícia divulgou, ontem, parte do conteúdo apreendido na casa do ex-secretário.  Além de computadores e muitos documentos, foram encontrados cheques que passam de R$ 6 milhões, grande quantidades de esmeraldas, avaliadas em milhões de dólares.  A polícia acredita que os valores sejam dinheiro público desviado. “Existem evidências muito fortes nos autos desse desvio de dinheiro, da facilitação em licitações, de contratos conduzidos”, disse o delegado que comanda as investigações Zacharias Katzer Tadros, à Rede Globo, na noite de ontem..

A policia descobriu ainda que Aquino estava comprando uma casa com elevador em um condomínio de mansões em uma das cidades da região.

Relacionados