Piscinão do Jardim Vitápolis tem 83% de obras concluídas

As obras do Piscinão do Vitápolis seguem em ritmo avançado. Segundo a Secretaria de Planejamento, 83% das intervenções para construir o reservatório já foram concluídas. Nesta quarta-feira (28), técnicos da Prefeitura visitaram o equipamento, que fica na divisa dos bairros Jardim Vitápolis e Cidade Saúde. O piscinão, que receberá águas do rio Barueri-Mirim, ajudará a diminuir as enchentes e alagamentos na região destes bairros e na região central de Itapevi.

A construção do reservatório integra uma das etapas do programa de macrodrenagem do rio Barueri-Mirim, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), e que está com 83% do total de suas obras contratadas concluídas. O valor total da macrodrenagem é de aproximadamente R$ 112 milhões.

Após concluídas as obras do Piscinão do Vitápolis, os esforços serão direcionados para o Piscinão do Suburbano. As intervenções também irão diminuir ainda mais os efeitos das fortes chuvas no município.

Combatendo alagamentos

As obras do piscinão do Vitápolis foram iniciadas no dia 7 de fevereiro do ano passado e estão orçadas em aproximadamente R$ 15 milhões, com previsão de término até setembro deste ano. Naquela ocasião, os operários haviam iniciado os trabalhos de limpeza e drenagem de uma área de cerca de 68 mil m², que fica entre os bairros Cidade Saúde e Vitápolis.

O equipamento, que terá três metros de profundidade, é paralelo ao rio e irá captar o excesso de água quando o nível do rio ultrapassar a cheia. O equipamento terá capacidade de até 109 milhões de litros de água de armazenamento.

Atualmente, estão em fase de execução os serviços de terraplanagem do reservatório, com a escavação e regularização de taludes do piscinão (firmamento do terreno inclinado para estabilidade do solo), instalação e enchimento das paredes da parte interna e do nível de fundo do reservatório.

Além destes serviços, estão sendo realizados no local a escavação para aterro, que tem como finalidade criar estabilidade para o talude do reservatório, carga, transporte e espalhamento de até 1 e 2 quilômetros, bem como a regularização do platô lateral, da margem esquerda do reservatório.

Dentre as melhorias, há também os trabalhos de instalação e enchimento das geoformas têxteis (produtos que permitem o deságue sustentável dos efluentes) ao longo do perímetro interno e nível de fundo do reservatório.

Os serviços são executados pela empresa Soebe Construção e Pavimentação e Construtora Etama Ltda., responsável pelo consórcio Barueri-Mirim.

Relacionados