Acolher irá distribuir mais 50 óculos gratuitos à população carente de Itapevi

Em parceria com a Ótica Lancaster, o Acolher – Fundo Social de Solidariedade irá entregar no final de março 50 óculos de grau gratuitos para a população carente de Itapevi.

A iniciativa faz parte do programa Itapevisão, cujo objetivo é melhorar o atendimento oftalmológico às famílias mais necessitadas do município.

Para Lisanne Soares, presidente de honra do Acolher, a entrega dos óculos é uma forma de auxiliar a população mais carente que muitas vezes não tem condições de adquiri-lo. “Fazemos uma ação solidária pensando em quem precisa deste benefício”, disse

As entregas do programa, que começaram em outubro de 2017, foram retomadas em fevereiro deste ano, em cerimônia na Secretaria de Educação e Cultura, no Centro. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de deficiência visual, o que pode comprometer o desenvolvimento e compreensão do conteúdo aprendido em sala de aula.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pessoalmente, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Acolher (Rua Escolástica Chaluppe, 154 – 3º Andar – Centro). O telefone para contato é o 4143-9700.

Para obter os óculos, é preciso receita médica com emissão anterior a no máximo seis meses da data da inscrição. Também é necessário ter comprovante de residência e ser beneficiário de programas sociais, com inscrição no Cadastro Único.

Só podem participar inscritos com renda per capita de até meio salário mínimo.

Todos os meses, os 50 primeiros inscritos que atendam aos critérios estabelecidos ganham um par de óculos de grau. Caso o número de interessados supere a oferta de óculos do mês, a entrega será realizada no mês seguinte, conforme a ordem de solicitação do benefício.

Zerando a fila de oftalmologia

A Prefeitura de Itapevi está implantando uma série de ações para zerar a fila de espera por consultas oftalmológicas em Itapevi. Em janeiro de 2017, havia uma lista de 8.500 pacientes esperando por consultas na especialidade, e apenas um profissional atendendo na rede, contabilizando menos de 140 consultas por mês.

A nova gestão estabeleceu parcerias com o governo do Estado e conseguiu mais espaço para que os itapevienses fossem atendidos nos AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Itapevi, Carapicuíba, AME Idoso, e também nos hospitais Pirajussara e CEMA.  Até novembro de 2017, 1,5 mil pacientes da fila já haviam sido beneficiados pelas melhorias.

Além disso, a Prefeitura decidiu contratar uma empresa e ampliar o atendimento. Desde o dia 22 de novembro, os atendimentos também estão sendo realizados pela Alpha Vision Clínica de Oftalmologia, em Itapevi. O encaminhamento é feito pela Secretaria de Saúde e Bem-Estar.

A escolha da empresa foi feita por meio de pregão presencial e o contrato de um ano determina que a Alpha Vision realize ao longo deste período 25 mil atendimentos – uma média de 2 mil consultas por mês.

Relacionados