Peça de Bertold Brecht é sucesso de público em Itapevi

Casamento_Pequeno_BurguesMais uma obra-prima do teatro alemão foi apresentada em Itapevi no último sábado (27).

A Escola Municipal de Teatro promoveu, no Espaço Cultural 930, a peça “O Casamento do Pequeno Burguês”, comédia escrita originalmente em 1919 pelo renomado dramaturgo Bertold Brecht. O evento foi sucesso de público e serviu para coroar o trabalho desempenhado pelos jovens atores itapevienses.

“O Casamento do Pequeno Burguês” foi escrito quando Bertold Brecht tinha apenas 21 anos e seus pensamentos sobre o teatro estavam ainda mais próximos às suas influências expressionistas do que o teatro épico/dialético que viria a desenvolver durante a sua vida. Apesar da montagem estar separada quase um século da data em que foi escrita, o texto permanece atual.

A história se passa durante a festa de um casamento da alta sociedade. O jogo de hipocrisia vai ganhando tempero à medida que o tédio, o cansaço e o álcool começam a fazer efeito entre os convidados. Uma das poucas comédias do dramaturgo alemão, onde as tradicionais regras de convivência, bem como os móveis aparentemente sólidos, desmoronam-se. O resultado é um espetáculo que questiona as relações sociais e os jogos de aparências tão comuns na nossa sociedade.

Em Itapevi, a peça foi aplaudida de pé pelo público, que teceu elogios à atuação dos jovens atores da cidade. “Adorei a oportunidade de assistir a este espetáculo tão bem encenado e dirigido. Não sabia que em Itapevi havia tantos talentos. Com certeza, a partir de agora, pretendo prestigiar novos eventos como este e convidarei mais pessoas para que conheçam esses jovens talentosíssimos”, avaliou a munícipe Silmara Fernandes de Oliveira.

Novo Teatro Municipal

O Espaço Cultural 930 tem sido utilizado provisoriamente para receber peças teatrais e outros eventos da Prefeitura, que já trabalha na construção de um amplo e moderno anfiteatro/auditório, no Centro. Dotado de 371 assentos, maior que o espaço anterior, e situado nas dependências do Centro de Formação do Professor, as obras do futuro anfiteatro já se encontram em fase de conclusão. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, o palco terá boca de cena de 18,10m e altura de 4,50m, sendo equipado com plataforma elevatória, tratamento acústico, sonorização, iluminação cênica e ar condicionado.

A prefeita Dra. Ruth Banholzer ressaltou que novo espaço trará ainda mais conforto tanto para os espectadores quanto para os alunos da Escola Municipal de Teatro e da Cia. Municipal de Dança. “Esse Teatro Municipal chega para celebrar a nova fase que Itapevi está vivendo. Temos descoberto muitos talentos nas artes cênicas e agora eles poderão usufruir desse espaço para continuar desenvolvendo suas aptidões”, comentou a prefeita.

 

Relacionados