Para aumentar segurança, Prefeitura instala luminárias de LED no Centro de Itapevi

A Prefeitura de Itapevi iniciou, nesta segunda-feira (18), a troca da iluminação pública na região central da cidade. Ao todo, estão sendo instaladas 660 novas luminárias de LED no município – as melhorias fazem parte do programa Cidade Bela. O objetivo é melhorar as condições de uso e a segurança das vias para pedestres e motoristas.

O trabalho começou pela Avenida Presidente Vargas e pela SP-029 (Rodovia Cel. PM Nelson Tranchesi), em todo trecho pertencente a Itapevi. Nestes locais, a iluminação de LED (Diodo Emissor de Luz) está sendo substituída de 127 watts por 240 watts, mais econômicas.

Já o Viaduto José dos Santos Novaes e as avenidas Feres Nacif Chaluppe, Rubens Caramez e Cesário de Abreu terão as luminárias de vapor metálico substituídas por LED. A extensão total do trecho cuja iluminação será substituída é de 9 quilômetros, e a expectativa é de que até o final deste ano os serviços estejam concluídos.

“A instalação de lâmpadas LED vai aumentar a segurança da população e dos motoristas, além de reduzir os gastos da Prefeitura com iluminação pública” diz o prefeito Igor Soares. “Esse investimento é fruto de muito trabalho dessa gestão”, afirma.

“A colocação de novas lâmpadas irão garantir maior durabilidade e economia. Elas possibilitam uma redução real nos custos com energia com a manutenção que está sendo realizada”, explica o secretário de Planejamento de Itapevi, Marcos Toledo. “O programa de melhoria na iluminação pública a partir do início do próximo ano se estenderá para os bairros da cidade”, diz.

O uso de LED na iluminação pública pode gerar economia de energia de até 85%, além de uma economia média de 40% nas contas públicas das prefeituras, segundo um estudo de 2012 feito pela Philips e o Climate Group em 12 cidades no mundo, incluindo Nova York, Londres e Sydney.

Cidade Bela

O programa Cidade Bela contempla uma série de ações para recuperar a região central de Itapevi. O objetivo é deixar o município mais bonito, resgatando a autoestima dos itapevienses pela sua cidade.

Além de revitalizar os espaços públicos do município, o Cidade Bela contempla melhorias no sistema de limpeza da cidade, com a renovação da frota de coleta de lixo e novo sistema de coleta por meio de contêineres. Ao mesmo tempo, a Prefeitura está realizando uma série de intervenções urbanísticas, com ações de paisagismo e recuperação de praças e canteiros centrais, reforçando a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas.

Também estão previstas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e o reparo de sinalizações. Haverá também obras de acessibilidade e a instalação de novos pontos de ônibus.

Relacionados